
No dia a dia de um condomínio, o gestor tem diversas tarefas que fazem parte de uma boa gestão financeira. Sem organização e controle, fica difícil acompanhar os gastos e receitas. Por isso, elaboramos um checklist com as principais rotinas financeiras de um síndico. Veja quais são as atividades indispensáveis para manter seu condomínio em dia.
Para os gestores condominiais, a organização das finanças é também uma forma de reforçar o seu compromisso com os condôminos, garantindo a transparência, a segurança e o atendimento das suas necessidades.
Pensando nisso, elencamos as principais rotinas financeiras de um síndico para ajudá-lo a organizar a sua gestão e ter controle sobre o caixa. Acompanhe a leitura!
Transparência é fundamental
A gestão financeira de um condomínio pode ser bastante desafiadora. Afinal, lidar com dinheiro exige muita atenção e responsabilidade. Especialmente quando se trata de dinheiro comum, pertencente a todos os condôminos.
Por isso, dentre as rotinas financeiras de um síndico, não esqueça de disponibilizar os relatórios e informações relacionadas ao caixa do seu condomínio para os condôminos.
É muito importante realizar uma gestão participativa e transparente, direcionada para a confiança e a segurança de todos.
Rotina financeiras de um síndico
Para começar a organizar as rotinas financeiras de um síndico, estabeleça uma periodicidade para conseguir atender a todas as demandas relacionadas à área.
Você pode fazer uma lista com todos os compromissos do condomínio e atividades que já fazem parte do seu cotidiano, para depois estruturar um bom planejamento.
Lembre-se que cada condomínio é único, com particularidades, características e demandas próprias. Por isso, adapte os exemplos à sua realidade. Vamos planejar?
Rotina semanal
As rotinas financeiras de um síndico em uma semana geralmente podem ser organizadas de acordo com algumas atividades bastante comuns, como os pagamentos, por exemplo.
Para que você não perca nenhum prazo e precise arcar com multas e juros, é prudente fazer uma relação completa de todas as contas mensais do condomínio e agendar os pagamentos semanais, conforme:
- Data de vencimento dos compromissos com terceiros;
- Data de vencimento de contas de consumo;
- Destaques de impostos retidos em notas fiscais de prestadores de serviços;
- Data do pagamento dos salários e 13º dos colaboradores.
Rotina quinzenal
Dentre as rotinas financeiras de um síndico, acompanhar e gerir o fluxo de caixa do condomínio é fundamental. Afinal, a análise atenta sobre a movimentação dos recursos possibilita tomadas de decisão mais assertivas, concorda?
É interessante fazer esse acompanhamento a cada 15 dias:
Confira se as contas do mês estão fechando e identifique se há aumento em algum custo para pensar em formas de economizar.
Rotina mensal
Para fechar o mês, as rotinas financeiras de um síndico incluem:
- Avaliar o saldo bancário;
- Conferir se todos os pagamentos foram realizados;
- Verificar o índice de inadimplência (quando houver);
- Acompanhar os valores investidos no Fundo de Reserva e outros fundos;
- Disponibilizar o fluxo de caixa para o acompanhamento dos condôminos.
É essencial, ainda, destacar que dentre as rotinas financeiras de um síndico, o gestor deve ficar atento à previsão orçamentária para que a utilização dos recursos seja coerente com a situação do condomínio e com o que foi aprovado em assembleia.
Por isso, mensalmente é indicado comparar o orçamento previsto para o mês com os gastos realizados, desde o material de limpeza até o 13º da equipe de colaboradores.
É claro que existem itens sazonais, como o seguro condominial, a dedetização e a limpeza das caixas d’água, por exemplo. Para esses casos, compare os valores acumulados com o que foi orçado e gasto no decorrer do ano.
Fechou o mês no vermelho?
Calma, isso tem solução! Com a Receita Garantida CondoConta, você antecipa o valor total das cotas condominiais na conta do condomínio de uma única vez, de forma recorrente. Além disso, o banco parceiro dos condomínios cuida da cobrança de inadimplentes e de todas as questões legais.
Assim, as rotinas financeiras de um síndico ganham muito mais previsibilidade, tranquilidade e liberdade para manter o fluxo de caixa em dia e planejar novos e importantes investimentos, concorda?
Fale já com um de nossos especialistas!
Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog!