
A terceirização da inadimplência em condomínios é uma estratégia inteligente e vantajosa para a gestão e para os próprios condôminos. Afinal, que gestor não deseja atuar com um fluxo de caixa garantido e saudável? Por isso, chegou a hora de conhecer todos os benefícios dessa prática e entender como defendê-la na assembleia condominial. Vamos lá? Boa leitura!
Todo gestor conhece a instabilidade e os perigos causados pela inadimplência na administração de condomínios. Um caixa vazio ou defasado atrapalha todo o planejamento, trava o fluxo e traz diversos prejuízos à saúde financeira do empreendimento.
Atualmente, com cerca de 500 mil condomínios e 95 milhões de condôminos, o Brasil vive o maior índice de inadimplência nos últimos 12 anos. A Abadi (Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis) apurou que, durante a pandemia, a inadimplência chegou a 15%. Isso significa um número significativo de síndicos passando por dificuldades financeiras na gestão.
A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), demonstrou que 76,6% das famílias brasileiras têm dívidas em atraso. É o maior índice desde março de 2010.
Nesse cenário, a gestão condominial tem se tornado ainda mais desafiadora. Mas, a terceirização da inadimplência muda tudo. Para melhor, é claro!
O que é a terceirização da inadimplência
Para manter o funcionamento do condomínio e o fluxo de caixa saudável, mesmo quando os condôminos atrasam ou deixam de pagar a cota condominial, optar pela terceirização da inadimplência é uma estratégia bastante eficiente.
O processo envolve a contratação de um serviço especializado que antecipa mensalmente e de forma recorrente o valor total das cotas condominiais na conta bancária do condomínio, assumindo ainda a negociação e a cobrança dos inadimplentes e todos os aspectos legais.
Com isso, o gestor tem muito mais liberdade para administrar os recursos, manter os pagamentos e o calendário de manutenções em dia e, ainda, planejar obras e melhorias para o empreendimento.
Como defender a terceirização da inadimplência
Se você acredita que o caminho para uma gestão mais tranquila e assertiva passa pela terceirização da inadimplência, alguns argumentos podem ajudá-lo a defender a sua intenção e a convencer os demais em assembleia.
Para começar, é preciso esclarecer que a iniciativa está prevista em lei. O artigo 1348, § 2º do Código Civil, diz que “o síndico pode transferir sua competência administrativa, desde que essa decisão seja aprovada em assembleia”.
Isso significa dizer que, se os condôminos estiverem de acordo, o gestor pode entregar a inadimplência do condomínio para que uma instituição especializada administre a cobrança dos inadimplentes, ao mesmo tempo em que garante a receita mensal do empreendimento.
Os benefícios gerados pela adoção dessa estratégia incluem:
- Receita garantida e previsível, todos os meses;
- Estabilidade da cota condominial, que não precisa aumentar para quem está adimplente;
- Fim dos conflitos motivados pela cobrança dos condôminos inadimplentes;
- Economia a partir da eliminação dos custos judiciais;
- Contas do condomínio em dia, sem multas ou juros por atrasos no pagamento;
- Fundo de reserva exclusivo para emergências;
- Tranquilidade para planejar obras e melhorias;
- Liberdade para que o síndico se dedique a outras atividades importantes da gestão;
- Fluxo de caixa garantido e saudável;
- Valorização do imóvel.
Como você pode ver, optar pela terceirização da inadimplência condominial é extremamente vantajoso para todos.
Como escolher uma instituição para terceirizar a inadimplência
Depois de saber como funciona e conhecer as vantagens da terceirização da inadimplência, é igualmente importante estudar o mercado e escolher uma instituição adequada para realizar esse processo.
Afinal, o dinheiro do condomínio é coisa séria. Por isso, a empresa escolhida deve ser idônea, confiável e transparente.
O CondoConta, banco especializado em condomínios, oferece a Receita Garantida, que assegura o repasse do valor total equivalente às cotas condominiais todos os meses, de forma recorrente, bem como a cobrança dos inadimplentes e cuidados legais.
Assim, você tem a solução ideal para zerar a inadimplência e garantir o caixa, com a parceria de um banco especializado em condomínios. O CondoConta é auditado pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários e atua com o código bancário 450. Além disso, nossa estrutura financeira para adiantar o valor das cotas provém de um FIDC – Fundo de Investimento em Direitos Creditórios, o que confere mais segurança ao condomínio, que não corre o risco de ficar desamparado.
E então? Gostou das informações? Tudo isso que apresentamos ao longo do artigo de hoje é fundamental para defender a terceirização da inadimplência aí no seu condomínio. Reúna essas dicas e leve a pauta para a próxima assembleia!
Caso prefira, converse com o nosso time de especialistas e receba uma proposta adequada ao seu empreendimento: https://condoconta.com.br/receita-garantida/
Se desejar saber mais sobre o assunto, acesse: Entenda as vantagens de terceirizar a inadimplência condominial.
Para ler mais artigos como este, acesse o nosso blog.