
Se os gestores condominiais tivessem o direito de ter ao menos um pedido atendido, provavelmente a inadimplência deixaria de existir, concorda? Com o caixa no vermelho, é impossível manter a saúde financeira do condomínio. Além disso, a cobrança dos inadimplentes é motivo de estresse e muita dor de cabeça para o síndico. A boa notícia é que é possível terceirizar a inadimplência condominial.
Entenda, no artigo de hoje, como você pode ter acesso à solução perfeita para manter um fluxo de caixa saudável, com muito mais liberdade e leveza para a gestão financeira do seu condomínio!
Consequências da inadimplência condominial
O Brasil tem, hoje, aproximadamente 500 mil condomínios, com 95 milhões de pessoas vivendo neles, quase metade da população brasileira. Entre 2019 e 2020, a média de inadimplência de cotas condominiais mais que dobrou no país. Segundo dados da Abadi (Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis), o índice médio de não pagamento do condomínio, que era de 5% antes da crise, variou de 12% a 15% nesse período.
E, se você administra um ou mais condomínios, sabe que a inadimplência impacta de forma muito negativa o fluxo de caixa. Isso porque, a cota condominial é utilizada justamente para o pagamento das despesas desses empreendimentos, como água, luz, salários de colaboradores e manutenções.
Para conseguir manter as contas em dia, muitas vezes o aumento da cota condominial é a saída encontrada pelo gestor, sobrecarregando os condôminos adimplentes.
Além de lidar com o caixa do condomínio no vermelho, também cabe ao síndico cobrar os condôminos que estão inadimplentes. Isso toma tempo, desgasta a relação, gera crises e conflitos que precisam ser gerenciados com cautela.
Quando não é possível conseguir um acordo amigável para a quitação da dívida, a cobrança judicial pode ser longa e muito estressante para ambas as partes. O condomínio ainda precisa arcar com custas judiciais e honorários advocatícios, que giram em torno de 20%.
Trata-se, portanto, de uma situação bastante delicada e problemática, tanto para o síndico, quanto para os condôminos.
É permitido terceirizar a inadimplência condominial?
Uma prática muito comum na gestão de condomínios é terceirizar serviços como a segurança e a limpeza, por exemplo. Por que não terceirizar a inadimplência condominial também?
Mas, essa prática é legal? Para esclarecer essa dúvida, é preciso recorrer ao artigo 1348, § 2º do Código Civil, que diz que o síndico pode transferir sua competência administrativa, desde que essa decisão seja aprovada em assembleia. Veja:
Art. 1.348. Compete ao síndico:
I- convocar a assembleia dos condôminos;
II- representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns;
III- dar imediato conhecimento à assembleia da existência de procedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomínio;
IV- cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia;
V- diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores;
VI- elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano;
VII- cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas;
VIII- prestar contas à assembleia, anualmente e quando exigidas;
IX- realizar o seguro da edificação.
- 1º Poderá a assembleia investir outra pessoa, em lugar do síndico, em poderes de representação.
- 2º O síndico pode transferir a outrem, total ou parcialmente, os poderes de representação ou as funções administrativas, mediante aprovação da assembleia, salvo disposição em contrário da convenção.
Portanto, é totalmente legal que o síndico terceirize a inadimplência e a cobrança de inadimplentes, desde que validado pela assembleia.
Como terceirizar a inadimplência condominial
Se você chegou até aqui e está interessado em terceirizar a inadimplência condominial, precisa conhecer a Receita Garantida do CondoConta.
O banco oficial dos condomínios brasileiros garante ao síndico o repasse do valor total equivalente às cotas condominiais todos os meses, mesmo que haja inadimplentes.
Assim, evita-se atrasos no pagamento de contas, calendário de manutenções, benfeitorias, despesas com pessoal e outras questões importantes.
Os riscos de inadimplência e o trabalho de cobrança dos condôminos também passam a ser de inteira responsabilidade do CondoConta. Isso põe um ponto final no estresse do síndico e preserva sua relação com os condôminos.
Nossa equipe negocia diretamente com cada condômino, de forma profissional e humanizada, e cuida de todas as questões legais.
Assim, o condomínio fica precavido de novas ocorrências, já que, quando se trata de dinheiro, tranquilidade e confiança são indispensáveis.
Veja outros benefícios importantes:
- Receita garantida e previsível, todos os meses;
- Mais tranquilidade para planejar obras e melhorias;
- Possibilidade de redução do valor da cota condominial;
- Eliminação dos gastos jurídicos com cobranças;
- Redução dos conflitos por cobranças;
- Cota de condomínio estável e previsível;
- Valorização do imóvel.
Como contratar a Receita Garantida CondoConta
O custo para contratar a Receita Garantida CondoConta varia de acordo com a porcentagem de inadimplência no condomínio, com possibilidade de negociação e reajuste, conforme esse percentual diminui.
Veja agora um passo a passo para terceirizar a inadimplência condominial:
- Aqui no nosso site, no menu Receita Garantida, clique em “falar com especialista” para receber o atendimento do nosso time.
- Envie os documentos solicitados para análise:
- Relatório de inadimplência – 3 últimos balancetes;
- CNPJ do condomínio;
- Número de unidades do condomínio.
- Você receberá o retorno do especialista com a proposta e a análise feita pelo nosso comitê de crédito.
- O próximo passo é aprovar a proposta em assembleia com os condôminos. Todos de acordo? Você receberá as documentações necessárias para formalizar seu pedido.
- Por último, vem a assinatura do contrato, que é feita on-line.
Agora que você já sabe tudo sobre terceirizar a inadimplência condominial, que tal contratar a Receita Garantida CondoConta aí no seu condomínio?
Tem alguma dúvida? Chama a gente no WhatsApp: (48) 9 9969-0186.
Gostou deste conteúdo? Para ler mais artigos como este, acesse o nosso blog.