
Você sabe o que é e o que faz um síndico profissional? Confira as principais responsabilidades e como se manter atualizado.
A Sindicância profissional é uma profissão que tem tido cada vez mais destaque no mercado de trabalho. Isso porque hoje os moradores não têm tempo para administrar um prédio (ou até mesmo um condomínio de casas, inclusive pela própria demanda e áreas de conhecimento exigidas hoje diariamente de um síndico como: jurídico, financeiro, operacional, pessoas, mediação, manutenção, gestão, entre outras que demandam tempo praticamente integral, foco e disponibilidade.)
Antigamente era comum ver os próprios moradores escolherem um representante e deixá-lo como responsável pela administração do condomínio (o famoso síndico morador ou proprietário). Contudo, a realidade hoje é outra e essa situação acabou ficando em minoria nas Assembleias atuais, visto que os proprietários exigem cada vez mais um formato de gestão neutro, independente e profissional, com viés principal de não gerar impacto negativo com seu colega vizinho ou outras famílias onde habita.
Além disso, atualmente existem cursos para a formação de um síndico profissional que ensinam como ser gestor de um condomínio. Dessa forma, isso acaba facilitando ainda mais a vida dos condôminos.
Para a contratação de um síndico profissional, os condôminos precisam se reunir e caso ninguém tenha a intenção de desempenhar o papel, pode-se recorrer a um gestor externo.
Assim como um gestor em uma empresa, o síndico tem algumas responsabilidades em sua profissão e, sugerimos sempre por experiência própria, que todos estejam alinhados com as rotinas do trabalho, comunicando amplamente em Assembleia para que o mesmo comece seu trabalho.
Veja a seguir quais são as principais atribuições de um síndico profissional e como ele faz a gestão de um condomínio.
O que faz um síndico profissional?
O síndico profissional tem as mesmas responsabilidades de um síndico morador. Ou seja, realizar a gestão do condomínio com zelo e responsabilidade. Dentre suas principais tarefas estão:
- Organizar o orçamento do condomínio de forma transparente;
- Realizar Assembleias sempre que necessário e prestar contas das tarefas realizadas;
- Conhecer todas as dependências do condomínio para saber exatamente onde os problemas que necessitam de resolução possam ocorrer;
- Elaborar regras relacionadas ao condomínio na convenção do regimento interno que servem para deixar o ambiente harmonioso e com uma boa convivência entre todos;
- Elaborar orçamentos e apresentar os problemas estruturais que o condomínio possa ter.
Além das atribuições destinadas a um síndico, é importante que ele siga algumas orientações para ter uma gestão clara e eficaz deixando os condôminos satisfeitos, confira:
- Ser organizado em relação às contas do condomínio e ter os comprovantes sempre à mão quando precisar, ou melhor, ter a gestão ao vivo e 100% online via CondoConta, sem precisar de papel ou atender a demandas de informações perdendo o precioso tempo no dia a dia;
- Zelar pela paz entre os condôminos e prover a harmonia do local;
- Jamais expor um condômino por inadimplência;
- Sempre procurar pelo conselho e expor as necessidades de obras no condomínio;
- Realizar ao menos três orçamentos para manter a transparência das obras realizadas.
- Fazer cursos em mais de uma área e estar sempre atualizado.
Como um síndico pode se atualizar?
Um síndico profissional pode realizar diversos cursos relacionados à sua profissão e com isso ficar sempre atualizado sobre como gerir melhor, e principalmente, um dos indicadores ideais: como valorizar o imóvel de todos.
Além de cursos específicos, o síndico também pode adquirir conhecimentos em áreas relacionadas à matemática e à contabilidade.
Mesmo porque, além de ter uma boa relação interpessoal, o síndico também vai cuidar, junto à Administradora na maioria dos casos, da parte financeira do condomínio. Sendo, portanto, importante que entenda de outras áreas.
Além disso, a informatização facilitou a vida dos administradores de condomínio e hoje existem diversos aplicativos e softwares que ajudam a deixar as contas em ordem.
Vale a pena solicitar uma Assembleia, ou até mesmo uma reunião online que é mais fácil de reunir a todos, mostrando as facilidades que a informática trouxe em benefício do condomínio para deixar as finanças sempre em ordem, e o melhor: reduzindo custos.
Contudo, é interessante que um síndico profissional esteja antenado e saiba usar um computador ou smartphone e, se necessário, faça um curso na área.
Por fim, ter um banco digital especializado em condomínios é possível e o síndico também se beneficia muito desta solução. Ter 100% de transparência, em tempo real e direto da fonte financeira (o banco) é a melhor opção.
Hoje, o síndico profissional ganhou destaque em sua profissão, sendo que muitos dos condomínios preferem contratar um profissional para gerir as atribuições do local, evitando conflito entre os moradores.
Gostou deste conteúdo? Para ler mais artigos como este, acesse o nosso blog.