Receita Garantida no condomínio: saiba o que é e como funciona

Sofrendo com a inadimplência? Entenda o que é a Receita Garantida no condomínio e como essa solução pode garantir a tranquilidade da sua gestão.

Se a sua gestão sofre com a inadimplência ou a impontualidade no pagamento das cotas condominiais, você precisa ter Receita Garantida no condomínio. Não sabe o que é isso? Não tem problema! O CondoConta preparou esse conteúdo especial para esclarecer as principais dúvidas dos gestores sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!

Primeiro, é preciso esclarecer que a inadimplência condominial é um desafio para a maioria dos gestores. Isso significa que você não está sozinho. Há muitos síndicos pensando em soluções para lidar com a falta de previsibilidade no caixa, conseguir pagar as contas em dia, cumprir o calendário de manutenções e seguir o que foi planejado na previsão orçamentária no início do ano.

Mas como esticar o orçamento para abranger tudo isso, quando o caixa do condomínio está no vermelho? Parece impossível não é? Mas, existe solução! Saiba o que é e como funciona a Receita Garantida no condomínio.

Quais são os problemas causados pela inadimplência?

Como gestor condominial, você já deve ter percebido que a inadimplência no condomínio é um obstáculo real. Lidar com condôminos inadimplentes é complicado. Além de atrapalhar o seu trabalho, isso também incomoda quem paga as contas em dia.

Esse é um desafio para milhares de síndicos.  Durante o período de pandemia, a inadimplência chegou a 15%, segundo dados da Abadi (Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis).

Segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 76,6% das famílias brasileiras têm dívidas em atraso. É o maior índice desde março de 2010.

A falta de pagamento das cotas condominiais traz sérias consequências:

  • O atraso no pagamento de uma conta retorna com juros e acréscimos que a encarecem ainda mais;
  • O empreendimento fica com déficit de verba;
  • O valor da cota condominial sobe, prejudicando condôminos que pagam em dia;
  • A inadimplência causa a negativação do condomínio, o que significa que não pode recorrer a empréstimos;
  • O síndico acaba sendo o principal responsável por não arcar com a conta e vê seu trabalho prejudicado, podendo inclusive ser acionado judicialmente.

Mas, essa realidade pode mudar. Veja como!

O que a lei diz sobre inadimplência condominial

O Código Civil traz, entre os deveres do condômino, a obrigatoriedade do pagamento da cota condominial e ainda estipula o valor de juros e multa em caso de inadimplência.

“Art. 1.336. São deveres do condômino:

I – contribuir para as despesas do condomínio na proporção das suas frações ideais, salvo disposição em contrário na convenção;

(…)

  • 1 O condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios convencionados ou, não sendo previstos, os de um por cento ao mês e multa de até dois por cento sobre o débito.”

Os “juros moratórios convencionados” são os juros estabelecidos na convenção condominial. Caso não estejam previstos no documento, os juros sobre a dívida devem ser de 1% ao mês, além da multa de 2% sobre o valor do débito.

O Código Civil também faz referência aos deveres do síndico com relação à cobrança das cotas condominiais.

“Art. 1.348. Compete ao síndico:

(…)

IV – cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembléia;

(…)

VII – cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas”. 

Essa cobrança pode ser realizada de forma judicial (processo judicial) ou extrajudicial (carta de cobrança), mas de forma alguma pode ser negligenciada, sob pena de responsabilização do síndico, que representa o condomínio.

Receita Garantida no condomínio: o que é?

A Receita Garantida no condomínio é uma solução que o CondoConta oferece para antecipar a arrecadação mensal na conta do empreendimento, de forma recorrente. Isso quer dizer que, todos os meses, em um dia determinado, o gestor tem o valor total das cotas condominiais à disposição para administrar os pagamentos e investimentos necessários ao bom funcionamento do empreendimento.

Mas e quanto à inadimplência? Bem, esse é o segundo ponto que a Receita Garantida no condomínio resolve. A cobrança dos inadimplentes e todas as questões legais envolvidas nesse processo são assumidas pela instituição que oferece o serviço.

Isso tira dos ombros do gestor a responsabilidade de cobrar o condômino, evitando conflitos, estresse e desgaste na relação.

Quais as vantagens de ter a Receita Garantida no condomínio?

Ter a Receita Garantida no condomínio muda tudo, já que todas as ações do gestor partem de um fluxo de caixa saudável. Já pensou no que fazer com tamanha liberdade financeira?

As vantagens vão desde a otimização da gestão condominial até a valorização do imóvel, veja:

  • Fim da inadimplência no condomínio;
  • Receita garantida e previsível, todos os meses;
  • Tranquilidade para planejar obras e melhorias;
  • Fim de conflitos e disputas judiciais que podem demorar anos;
  • Eliminação dos gastos jurídicos com cobranças;
  • Cota condominial estável e previsível;
  • Contas do condomínio sempre em dia;
  • Fundo de reserva exclusivo para emergências;
  • Planejamento de melhorias funcionando;
  • Calendário de manutenções preventivas cumprido;
  • Valorização do imóvel.

Com a Receita Garantida no condomínio tudo isso é possível.

Mas meu condomínio não tem inadimplência…

Bem, se a inadimplência ainda não é um problema no seu condomínio, melhor garantir que não venha a ser, concorda? Até porque, outro fator que interfere no fluxo de caixa é a impontualidade no pagamento da cota condominial.

Por isso, a Receita Garantida no condomínio é fundamental para assegurar a tranquilidade, a previsibilidade e a segurança da gestão financeira.

Nesses casos, você pode entender a contratação dessa solução como uma espécie de seguro para o caixa, acionado quando necessário.

Como o CondoConta pode ajudar

O CondoConta é o primeiro banco exclusivo para condomínios. Nascemos a partir da pesquisa, da análise e da escuta dos principais desafios de síndicos e administradoras de condomínios brasileiros. Hoje, levamos transparência, eficiência e segurança à gestão financeira de empreendimentos de todo o país.

A facilidade começa na abertura da conta, sem custos e sem tarifas. Com o CondoConta, síndicos e administradoras têm o apoio e a experiência de um time de especialistas para organizar as finanças do condomínio em tempo real, incluindo caixa, arrecadação de cotas, inadimplência, despesas e impostos, entre outros.

Conhecemos a realidade dos condomínios brasileiros e sabemos que a inadimplência condominial é um grande desafio. Por isso, além de outros produtos financeiros, oferecemos a Receita Garantida, que assegura um fluxo de caixa saudável e dá liberdade para o planejamento do gestor.

Passo a passo para ter a Receita Garantida no condomínio

Se você chegou até aqui e está pronto para dar um passo importante na direção da liberdade financeira da sua gestão, confira o passo a passo para ter a Receita Garantida no condomínio.

  1. Aqui no nosso site, no menu Receita Garantida, clique em “falar com especialista” para receber o atendimento do nosso time.
  1. Envie os documentos solicitados para análise:
  • Relatório de inadimplência – 3 últimos balancetes;
  • CNPJ do condomínio;
  • Número de unidades do condomínio.
  1. Você receberá o retorno do especialista com a proposta e a análise feita pelo nosso comitê de crédito.
  1. O próximo passo é aprovar a proposta em assembleia com os condôminos. Todos de acordo? Você receberá as documentações necessárias para formalizar seu pedido.
  1. Por último, vem a assinatura do contrato, que é feita on-line.

Você sabe como calcular o índice de inadimplência no seu condomínio? Entenda como fazer o cálculo: Como elaborar a planilha de cálculo de inadimplência do condomínio.

Ter a Receita Garantida no condomínio é seguro?

Por último, vamos falar sobre segurança? Ao contratar a Receita Garantida no condomínio, é claro que o gestor deve estar atento a alguns detalhes para preservar a sua tranquilidade e garantir que isso seja, de fato, uma solução.

Por isso, é importante avaliar a instituição escolhida e também verificar alguns pontos da proposta, como:

Valor da taxa

O custo para a contratação da Receita Garantida no condomínio varia de acordo com o índice de inadimplência, com possibilidade de negociação e reajuste, conforme esse percentual diminui.

Custas judiciais e honorários

O CondoConta não cobra custas judiciais nem honorários, o que significa uma economia extra para o condomínio.

Fidelidade

Algumas propostas de garantidoras podem exigir fidelidade de até 36 meses. Não fique preso a contratos longos demais! No CondoConta, você pode desfazer o contrato a qualquer momento, apenas com uma antecedência mínima de 30 dias.

Emissão de boletos e prazos de transferência

Ao assumir o serviço de cobrança da cota condominial, o CondoConta se responsabiliza pela emissão dos boletos e pela transferência das receitas para a conta do condomínio.

Estrutura financeira

Ao contratar a Receita Garantida no condomínio com o CondoConta, você tem a estrutura de um banco digital exclusivo para condomínios para garantir todos os meses o valor das cotas condominiais na conta, independente do pagamento dos condôminos.

Os valores de arrecadação garantidos pelo CondoConta estão alocados em um Fundo de Investimentos de Direitos Creditórios (FIDC), estruturado em parceria com a gestora de crédito Galápagos Capital, o que confere mais segurança ao condomínio, que não corre o risco de ficar desamparado.

E então, pronto para ter a Receita Garantida no condomínio? O CondoConta está pronto para ajudá-lo a resolver essa dor, tão comum no mercado condominial, e garantir a saúde financeira do seu empreendimento. Isso traz liberdade e segurança para a sua gestão e bem-estar para os seus condôminos.

Transforme a sua gestão com a Receita Garantida

Douglas Rafael Martini é síndico profissional e utiliza a Receita Garantida CondoConta em 64% dos condomínios que administra.

Na sua opinião, o principal desafio do gestor ao lidar com a inadimplência condominial é conseguir cumprir o pagamento das despesas ordinárias e extraordinárias. 

“Mesmo que o síndico tente fazer uma previsão orçamentária, contemplando tudo o que o condomínio necessita durante o ano, se os condôminos não pagam a cota e esse valor não entra no caixa, acaba quebrando essa organização e toda a programação”, explica. 

Para pôr um ponto final na inadimplência e vencer esse desafio, Douglas conta com a Receita Garantida CondoConta desde que abriu a empresa de sindicatura profissional, há mais de dois anos.  

“Tem sido uma experiência muito bacana. Com a Receita Garantida, não tenho nenhuma preocupação quanto à inadimplência e consigo cumprir toda a previsão orçamentária”, afirma. 

Para Douglas, contar com um banco exclusivo para condomínios é muito interessante para quem é síndico profissional, já que se trata de um nicho de mercado com particularidades e necessidades bem específicas, que são atendidas de forma muito mais rápida e fácil com o CondoConta.  

E você? O que está esperando para garantir a saúde financeira do seu condomínio e a tranquilidade da sua gestão? Fale já com um de nossos especialistas e tenha a Receita Garantida no seu condomínio! 

Fale com um de nossos especialistas e receba uma proposta personalizada para o seu condomínio!

Gostou deste conteúdo? Siga acompanhando o nosso blog.

Compartilhe em suas redes!