Experiência do condômino: como melhorar a gestão

Garantir o bem-estar dos condôminos é uma definição bastante ampla para o trabalho realizado pelo síndico. Por outro lado, a experiência do condômino pode, sim, ser aperfeiçoada. Para isso, é preciso que o gestor busque maneiras de melhorar a gestão, apresentando novidades que beneficiem e valorizem o empreendimento.

É cada vez mais latente a necessidade de adaptação a um mundo completamente novo e digital. A forma como moramos e trabalhamos também é diretamente impactada por todas essas mudanças. Por isso, aprimorar a gestão de condomínios passa não só pelo uso da tecnologia, mas por práticas e ferramentas inovadoras e modernas.

Que tal conhecer algumas ideias para renovar sua gestão e, consequentemente, a experiência do condômino aí no seu condomínio? Acompanhe a leitura!

Invista em uma boa comunicação 

Uma boa comunicação é fundamental para aprimorar a experiência do condômino. Afinal, uma gestão participativa e transparente deve envolver todos os membros do condomínio. 

Estabeleça um meio prático e eficiente para se comunicar com os condôminos. É vital que eles entendam com clareza os pontos que você deseja transmitir. 

Investir em softwares que facilitam a comunicação e ampliam a interação também é uma boa opção. Utilize os canais mais adequados para o seu condomínio: e-mail, chats, mensagens instantâneas ou rede social interna.

Lembre-se: a comunicação é uma via de mão dupla. Quando bem estabelecida, essa estratégia pode manter o condômino envolvido com as questões condominiais e possibilitar uma interação maior entre ele e a administração, estabelecendo uma gestão condominial mais participativa. 

Aproveite a tecnologia 

A tecnologia é uma grande aliada na administração, e pode contribuir para aumentar a qualidade de vida e aprimorar a experiência do condômino, da mesma forma como favorece a economia e a segurança no condomínio.

Para acompanhar tanta inovação, confira algumas práticas mais conhecidas:

  • Softwares de gestão
  • Controle de acesso com QR Codes ou biometria
  • Centrais de segurança remota
  • Armazenamento de arquivos na nuvem
  • Câmeras de segurança eletrônica
  • Reconhecimento facial e de placas de veículos
  • Catracas eletrônicas para estacionamentos
  • Portaria remota ou portaria virtual para condomínios
  • Aplicativos de automatização de tarefas
  • Medição das pressões na tubulação de água
  • Controle da bomba das piscinas
  • Sistema de controle da iluminação
  • Interligação dos equipamentos de segurança contra incêndio
  • Transparência da gestão com o CondoConta: o banco oficial dos condomínios brasileiros automatizou a prestação de contas e oferece a opção de liberar o acesso aos condôminos (no modo visualização) para acompanhar o demonstrativo financeiro em tempo real no app.  

Todos esses recursos valorizam o imóvel, diminuem a probabilidade de falhas e as despesas, além de economizar tempo tanto do gestor, quanto dos condôminos

Enriqueça as assembleias

Um condomínio é um conjunto de pessoas que compartilham os mesmos espaços e, assim como podem ter muitos objetivos em comum, também têm opiniões divergentes que precisam ser avaliadas em conjunto.

A assembleia é o momento ideal para que todos opinem nas decisões sobre o dia a dia da vida em grupo. A vivência em um mesmo condomínio exige acordos e parcerias que são firmados justamente nesses encontros.

Mas, como engajar os condôminos? Para ajudar a organizar uma reunião eficiente, preparamos algumas dicas que podem fazer a diferença e transformar uma assembleia de condomínio em um encontro realmente produtivo. Confira:

  • Escolha adequadamente a data e o horário e convoque o encontro com antecedência.
  • Defina os temas e mantenha o foco nas reuniões.
  • Desperte o sentimento de participação e envolvimento de cada condômino na gestão. 
  • Aposte na assembleia virtual para engajar os condôminos e favorecer a participação. 

Garanta uma gestão transparente 

Ter uma gestão transparente garante a integridade do administrador e transmite confiança, contribuindo para melhorar também a experiência do condômino, que pode se sentir tranquilo, sabendo que o dinheiro das taxas condominiais está sendo bem investido.

Isso porque o síndico é responsável pela administração do dinheiro de terceiros e precisará trabalhar para o benefício de uma coletividade. A boa conduta garante, ainda, que todos os condôminos estejam de acordo com orçamentos, acordos, despesas e gastos realizados para a melhoria do prédio.

O CondoConta disponibiliza formas incríveis para tornar a gestão condominial mais transparente, confira: 

Demonstrativo Financeiro

O Demonstrativo Financeiro do App CondoConta automatiza o processo de prestação de contas, simplificando e agilizando os procedimentos

Basta abrir a conta do seu condomínio, realizar os pagamentos dos boletos pelo app, sem taxas ou custos adicionais, classificar a despesa e fotografar a nota fiscal. Feito isso, as despesas constarão automaticamente no Demonstrativo Financeiro, bem como as imagens das notas fiscais anexadas. 

No primeiro minuto do mês seguinte, o síndico já tem em mãos a prestação de contas completa. Tanto os condôminos, quanto os conselheiros conseguem acompanhar todas as informações de receitas e despesas em tempo real pelo app, já que o síndico pode liberar este acesso. 

Crie ações de valorização do condomínio

Por mais que cada condômino procure preservar seu imóvel, se não houver a valorização do condomínio, os esforços podem ser em vão. Nesse sentido, dar atenção às áreas comuns é importante para também valorizar as unidades.

Há algumas ações básicas para que uma boa administração consiga resultados bastante positivos. Confira:

  1. Manutenções: faça da manutenção a base para a valorização do condomínio, e lembre-se que, para ser eficiente, é preciso ter um bom planejamento.
  2. Finanças: evite juros, multas e processos, mantendo as contas sempre em dia. 
  3. Renovação: da modernização da fachada à decoração das áreas comuns e às ofertas de serviços, a revitalização é fundamental tanto para a valorização do empreendimento, quanto para aprimorar a experiência do condômino.
  4. Sustentabilidade: projetos diferenciados de sustentabilidade – como energia solar, gestão de resíduos, geradores a gás ou parquinho e brinquedos com objetos reciclados, por exemplo, agregam valor ao condomínio e contribuem para a redução de gastos mensais. 
  5. Economia: adote ações inteligentes que possam gerar renda e reduzir custos, otimizando seu orçamento. Que tal começar zerando as cobranças bancárias? Com o CondoConta, o custo com manutenção de conta, TEDs e emissão de boletos é ZERO! 
  6. Acessibilidade: ações de inclusão social permitem que todos os condôminos possam usufruir dos mesmos direitos.
  7. Segurança: teste regularmente o sistema em uso, pesquise upgrades, verifique o funcionamento dos equipamentos, informe-se sobre as novidades da área, invista em treinamento e capacitação da equipe. 

Com todas essas dicas e informações, o síndico pode garantir a valorização do condomínio, de forma que os imóveis também tenham mais valor agregado e a experiência do condômino seja segura e completa. 

Gostou deste conteúdo? Para ler mais artigos como este, continue navegando no nosso blog.

X