Autogestão condominial: como o síndico pode gerir as finanças com transparência

A administração de condomínios exige talentos multidisciplinares, ao exercer atividades financeiras, contábeis, de gerenciamento e RH, além de um olhar atento para obras e manutenções. Na autogestão condominial, todas essas tarefas são realizadas pelo próprio síndico, sem a ajuda de ninguém além dos integrantes do conselho fiscal.

Isso significa que toda a parte de prestação de contas, emissão de boletos, cumprimento das obrigações fiscais, folha de pagamento dos funcionários e todas as demais questões administrativas do condomínio são gerenciadas pelo síndico e corpo diretivo.

Investir na profissionalização é um dos caminhos para que o síndico realize uma autogestão condominial eficiente, orientada para sanar os problemas em sua origem, lidando com as causas ao invés de combater as consequências. 

Edpo Valente é síndico profissional em Fortaleza/CE, e faz a autogestão condominial de cinco empreendimentos. Para ele, o principal desafio do dia a dia, especialmente com a pandemia do coronavírus, é a gestão financeira

“Junto com a pandemia, veio um acréscimo na inadimplência. Conversando com outros síndicos, percebi que, no geral, o setor financeiro foi o mais atingido, devido ao atraso do pagamento das taxas condominiais, além do aumento de todos os consumíveis.” 

Quer conhecer essa história e saber mais sobre a experiência de Edpo na autogestão condominial? Continue a leitura e entenda como ele lida diariamente com este e outros desafios, e ainda, como o CondoConta tem sido fundamental para uma gestão financeira prática e muito mais transparente.

A autogestão condominial antes do CondoConta 

Edpo cuidava da gestão financeira com o auxílio de um software integrado à conta do condomínio, na época em um banco tradicional. Apesar de ter certa proximidade com a gerência, o síndico nos conta que o próprio sistema do banco era bastante complicado, com processos lentos e muita burocracia. 

“Quando quis abrir essa conta, por exemplo, levei mais de dois meses para conseguir finalizar o processo. Isso atrapalhou demais, já que durante esse período precisei utilizar a minha conta pessoal para poder administrar as transações referentes ao condomínio.” 

Edpo passou a pesquisar opções de bancos para o condomínio, bem como as taxas praticadas. Foi aí que ele descobriu o CondoConta. O síndico abriu a primeira conta há cerca de quatro meses e fez uma pesquisa detalhada para entender como tudo funcionava.

“Em minutos, a conta estava aberta. Foi muito rápido. Então eu já faço a comparação: passei dois meses para abrir uma conta para o condomínio em um banco tradicional, fora as idas e vindas que precisei fazer até a agência e toda a documentação que precisei entregar, e com o CondoConta, consegui abrir uma conta em alguns minutos, dentro de casa, com meu próprio celular.”

Os principais impactos que a abertura da conta em um banco exclusivo para condomínios teve na autogestão condominial de Edpo referem-se à gestão financeira. Quer saber o que mudou? Vamos te contar!

Autogestão condominial e transparência

Edpo destaca que um aspecto que ele considera fundamental em sua gestão é a transparência. Até conhecer e se tornar cliente do CondoConta, o síndico precisava produzir e escanear os balancetes, em um prazo determinado, para que os condôminos pudessem ter acesso às contas do condomínio. Agora, os moradores baixam o aplicativo e têm acesso direto à conta em tempo real

“Quando eu faço uma assembleia para explicar como funciona o CondoConta, informo que eles vão ver toda a movimentação financeira do condomínio em tempo real. Se tiver uma conta com vencimento para o dia 10 e eu pagar no dia 11, os moradores verão que paguei com atraso, mesmo com saldo positivo, e poderão questionar o motivo.”  

Edpo ressalta a facilidade que o Demonstrativo Financeiro representa na autogestão condominial, já que ao mesmo tempo em que faz um pagamento, consegue inserir a documentação relacionada a essa despesa – boleto, recibo e nota fiscal. 

“Eu costumo dizer que a transparência é que faz a diferença na gestão do condomínio, e esse foi o principal ponto positivo que eu vi no CondoConta.”

Outra novidade que Edpo conheceu recentemente foi o CondoConta Web. A plataforma reúne todas as funcionalidades que já otimizam o dia a dia de síndicos de autogestão e administradoras no aplicativo, com a vantagem de poder equilibrar o acompanhamento e as tarefas da sua gestão entre o celular e o computador. “O que já era fácil, ficou mais fácil ainda”, comemora. 

Receita Garantida: muito mais tranquilidade para o síndico

Edpo conta que, com o CondoConta, conseguiu ter acesso à Receita Garantida para um dos condomínios que administra e agora recebe os valores das taxas condominiais mensalmente. 

“Trabalhar com a Receita Garantida é um alívio muito grande para o síndico. Eu já sei com o que posso contar e programar o que dá para fazer ou não todos os meses, sem a preocupação de ter um aumento na inadimplência.”

Vamos saber se o Edpo recomenda o CondoConta?

Tenho falado e mostrado na prática para outros síndicos e colegas a economia que eles terão e a facilidade de já ter tudo o que precisa ali. É muito prático trabalhar com o CondoConta, por isso eu indico, sim, para síndicos e administradoras. 

Edpo administra cinco condomínios atualmente, e está se programando para abrir contas no CondoConta para todos eles, pela facilidade, transparência e comodidade que encontrou. 

E você? Que tal experimentar o CondoConta no seu condomínio?

Somos o CondoConta, o banco oficial dos condomínios brasileiros. Abra a conta do seu condomínio, sem custos e sem tarifas. Em menos de cinco minutos você começa a aproveitar todos os benefícios de um experiente, tecnológico e seguro banco condominial.

Vantagens de ser cliente CondoConta:

  • Conta exclusiva do condomínio ou administradora.
  • Emita as cotas condominiais em lote sem qualquer tipo de custos.
  • Realize ou agende pagamentos, transferências e tributos de forma ilimitada e gratuita.
  • Acompanhe o demonstrativo financeiro detalhado e atualizado em tempo real.
  • Aplique o fundo de reserva e outros fundos, com rendimento garantido 100% CDI.
  • Acesse múltiplos condomínios e modere o acesso entre síndico, conselho, administradora e condôminos.
  • Acesse relatórios detalhados de receitas e inadimplência.

CondoShop: a loja preferida dos síndicos e administradoras

  • Receita Garantida: dinheiro na conta, todo mês. Inadimplência zero no seu condomínio.
  • Financiamento condominial: crédito rápido para reformas, obras e melhorias. 
  • Seguro obrigatório do condomínio sob medida, com as melhores cotações.
  • Receba as cotas condominiais no cartão de crédito, seus condôminos podem parcelar a cota em até 12x.
  • Único banco em que você paga tributos sem código de barras.
  • Zero custo de conta, sem letras pequenas.
  • Segurança e experiência condominial.

Transparência não tem preço, nem tarifas. 

Tem alguma dúvida? Nos chame no WhatsApp: (48) 9 9999-9818.

Gostou deste conteúdo? Para ler mais artigos como este, acesse o nosso blog.

X