Como o síndico pode lidar com os dilemas do condomínio

Os dilemas do condomínio se repetem. Aprenda a lidar com eles da melhor forma possível como síndico.

Os condomínios residenciais têm se tornado uma opção muito comum para moradia, especialmente nas grandes cidades. Existem condomínios simples e luxuosos, com estruturas que podem variar bastante. Porém, se você perguntar para moradores de condomínios diferentes sobre o funcionamento, vai perceber que os dilemas do condomínio, na maioria das vezes, são os mesmos.

Para lidar com esses problemas e conflitos da melhor forma possível, o síndico do condomínio residencial precisa estar bem preparado. E para isso, existe uma solução que pode ajudá-lo a resolver diversos desses problemas e ainda deixar todos os condôminos satisfeitos com a sua gestão do local.

Confira a seguir os principais problemas que acontecem em um condomínio residencial e saiba como o síndico pode agir para resolvê-los.

Confira os problemas mais comuns que ocorrem em um condomínio residencial

Ser o responsável pela gestão de um condomínio residencial é um grande desafio e, muitas vezes, o síndico enfrenta alguns problemas difíceis de solucionar. Confira abaixo alguns dilemas do condomínio:

  • Inadimplência

Um dos problemas que o síndico enfrenta com frequência é a inadimplência, algo que preocupa muitos gestores de condomínios. Afinal, sem o dinheiro das cotas condominiais não é possível cumprir com os pagamentos mensais, ainda mais se diversos moradores deixarem de pagar a taxa mensal.

  • Saldo negativo

Com a inadimplência vem o saldo negativo, outro problema grave, pois os bancos comuns cobram juros altíssimos, que na maioria das vezes acaba causando outros problemas no condomínio, como acúmulo de dívidas.

É importante ter uma reserva financeira e também buscar opções de bancos mais interessantes para os condomínios, como um banco especializado nesse tipo de local.

  • Responsabilidade civil e criminal

Como gestor de um condomínio residencial, o síndico passa a ser o responsável para responder a qualquer questão de responsabilidade civil e criminal. Em caso de problemas na estrutura ou até mesmo de convivência, o síndico será envolvido na solução dos casos.

  • Acusações de mau uso do dinheiro

Além de todas as questões que implicam a responsabilidade do síndico, quando este não consegue gerir com autonomia, acaba sendo acusado de não saber usar o dinheiro do condomínio.

Essas questões legais acabam deixando em evidência se a gestão do síndico está sendo positiva para todos, ou se está se tornando um problema.

Mais questões que um síndico precisa estar ciente

As situações acima são apenas algumas que o síndico vivencia e precisa resolver para que sua gestão seja eficaz.

Os bancos comuns não veem os condomínios como empresa, portanto, acabam cobrando juros e taxas exorbitantes, o que acaba dificultando ainda mais a gestão e saúde financeira do condomínio residencial.

Além da gestão de finanças, um bom síndico precisa estipular algumas regras relacionadas à utilização da garagem, saber contornar situações como o barulho excessivo em horários inapropriados e a circulação de pessoas desconhecidas pelo condomínio, além de reclamações gerais dos moradores e outros dilemas do condomínio

Todos estes problemas citados no artigo foram levantados em uma pesquisa realizada pelo portal SindicoNet, onde centenas de síndicos relataram os principais desafios na administração de um condomínio.

Existe um banco digital para condomínio?

A resposta para essa questão é que sim, existe um banco digital para condomínio, composto por um time que acumula mais de 30 anos de experiência com gestão de condomínios residenciais e que pode ajudar tanto o síndico como as administradoras na missão de gerir os edifícios

Sabendo de todos os problemas que os síndicos enfrentam, principalmente com relação à inadimplência, o CondoConta foi criado. O objetivo de ser um banco digital especializado nesse tipo de empreendimento é facilitar a vida dos gestores, gerando mais economia. 

Sem burocracia e sem taxas, onde tudo funciona na palma de sua mão, o banco digital oferece ainda diversos benefícios, como financiamentos facilitados, solução para zerar a inadimplência, cobrança especializada e muito mais! 

Saiba mais sobre o CondoConta e abra a conta digital do seu condomínio hoje mesmo! 

Navegue pelo nosso site e confira todos os benefícios que temos a oferecer ao complexo de condomínios que você administra.

Gostou deste conteúdo? Para ler mais artigos como este, acesse o nosso blog.

X