
Enquanto navega pela internet, você já reparou na quantidade de conteúdos em vídeo disponíveis? Seja um tutorial, dicas ou entretenimento, eles são a onda do momento e oferecem a oportunidade de estar mais próximo e engajar clientes. E isso vale para todos os segmentos, incluindo o mercado condominial. Por isso, hoje vamos falar sobre as estratégias de produção de vídeos para redes sociais de síndico.
E se você ainda não incluiu conteúdos audiovisuais no seu planejamento, convém prestar atenção a alguns dados:
- 96% dos consumidores preferem assistir a um vídeo explicativo para saber mais sobre um produto ou serviço;
- 88% das pessoas dizem que já foram convencidas a comprar um produto ou serviço assistindo ao vídeo de uma marca;
- 73% dos entrevistados disseram que prefeririam assistir a um vídeo curto para saber mais sobre um produto ou serviço;
- As pessoas são duas vezes mais propensas a compartilhar conteúdo de vídeo com seus amigos do que qualquer outro tipo de conteúdo.
Os dados fazem parte do relatório “State of Video Marketing Survey da Wyzowl” e demonstram que os vídeos são uma importante ferramenta de trabalho. Por isso, muitos síndicos profissionais vêm utilizando a estratégia para impulsionar o seu marketing pessoal e prospectar novos condomínios.
Para te ajudar a construir uma estratégia eficiente de vídeos para redes sociais de síndico, reunimos 8 dicas fundamentais. Siga a leitura!
1.Crie o roteiro
Criar o roteiro é o primeiro passo para produzir bons vídeos para redes sociais de síndico. Para isso, escolha o tema e pense na melhor forma de abordá-lo. Lembre-se que o seu conteúdo deve despertar a atenção já nos primeiros segundos. Daí a importância de introduzir o assunto de modo claro, atraente e chamativo.
2. Edite seus vídeos
É verdade que as redes sociais estão cheias de vídeos sem edição. Mas, as próprias plataformas disponibilizam recursos para melhorar esse conteúdo.
Editar os seus vídeos permite imprimir ritmo, cortar e juntar trechos, inserir trilha sonora, filtros e efeitos especiais. Além disso, é essencial tornar os seus conteúdos acessíveis, incluindo legendas.
3. Pense no formato do vídeo
Antes de produzir vídeos para redes sociais de síndico, pesquise quais os tipos e formatos que aumentam o engajamento do público. Pode ser que você precise escolher vídeos longos para uma plataforma e mais curtos para outra rede social.
A depender do conteúdo que você pretende abordar, o tipo de vídeo também pode variar, veja alguns exemplos:
- Vídeos com dicas ou tutoriais;
- Histórias inspiradoras ou motivacionais;
- Vídeos curtos mostrando o seu dia a dia;
- Depoimentos de colaboradores e condôminos;
- Cases de condomínios em que você atua.
Descrição e título bem elaborados também são fundamentais para chamar a atenção do seu público nas redes sociais, já que é a partir dessas chamadas que o usuário decide se vale a pena assistir ou não.
4. Transmita vídeos ao vivo
Os vídeos ao vivo se tornaram uma tendência em 2017 e seguem em alta! Isso porque permitem que o público interaja com você de forma instantânea. O formato é indicado para transmitir eventos, treinamentos, mostrar bastidores, rotinas e muito mais.
Por isso, não tenha medo de explorá-lo.
5. Invista em histórias reais
Despertar o interesse do público através de vídeos que contam histórias reais também é uma forma de conectar e engajar o seu público.
Em uma estratégia de vídeos para redes sociais de síndico, você pode contar como foi possível mudar a realidade em um dos condomínios que administra, contar como escolheu a profissão, mostrar um pouco do seu cotidiano, entrevistar condôminos, entre outras ideias.
6. Reduza o tempo de duração
Sempre que for possível, escolha diminuir o tempo dos vídeos que deseja compartilhar, já que a maioria dos usuários prefere que a duração seja inferior a 60 segundos.
Se for o caso, ao invés de postar um vídeo longo, divida o conteúdo em partes menores e monte uma playlist? Assim, o usuário economiza tempo e consome apenas aquilo que julgar relevante.
7. Otimize seu conteúdo
Otimizar os conteúdos que você produz utilizando técnicas de SEO (Searching Engine Optimization) é muito importante para ranquear seus vídeos nos resultados de pesquisas dos principais mecanismos de busca, como o Google.
Para isso, utilize keywords (palavras-chave) relevantes nos títulos, além de tags e descrição. Outros fatores para melhor posicionamento são thumbnails (versão em miniatura de imagens usadas na Internet para facilitar as buscas), chamadas para a ação (entre em contato, solicite orçamento, saiba mais), qualidade dos vídeos e inclusão de legendas.
8. Seja autêntico
Por último, lembre-se de que um conteúdo leve, descontraído e engraçado é uma das formas mais fáceis de encantar e engajar o seu público em uma estratégia de vídeos para redes sociais de síndico.
O próprio fundador da Hubspot, Dharmesh Shah, afirma que “a pior coisa a se fazer é criar um conteúdo chato, pois vídeos que são puras peças de marketing não se espalham”.
Isso porque, vídeos que não despertam emoções e reações dificilmente farão com que o usuário assista até o final. É claro que existem assuntos mais sérios ou educativos, mas tente incrementar o conteúdo com algumas pausas para relaxar.
Prospectar novos condomínios fica muito mais fácil quando você encanta e engaja o seu público, concorda? Inclua essas dicas na sua estratégia de vídeos para redes sociais de síndico e potencialize os seus resultados!