5G nos condomínios: entenda os impactos da nova tecnologia

Provavelmente, você já ouviu falar bastante sobre o assunto. Afinal, a chegada do 5G no Brasil foi amplamente anunciada e aguardada. A implantação da tecnologia começou em Brasília, no mês de julho de 2022, e se trata de um passo importante para a melhoria dos serviços de telecomunicações no país. Mas, você sabe quais os impactos do 5G nos condomínios?

A nova tecnologia é a quinta geração de conexões de internet móveis com maior alcance, capacidade, estabilidade e velocidade. O prazo para que todas as capitais recebam o 5G é 29 de setembro deste ano e, até dezembro de 2029, ele estará em todas as cidades brasileiras.

Assim como em todos os setores da economia e no próprio dia a dia da sua família, o 5G nos condomínios também vai trazer mudanças na rotina. Vamos saber mais?

O que é a tecnologia 5G?

O 5G é a nova geração de internet móvel que promete uma verdadeira revolução tecnológica, com maior velocidade para baixar e enviar arquivos, menor tempo de resposta entre diferentes dispositivos e mais estabilidade nas conexões.

A tecnologia permite que múltiplos dispositivos se conectem ao mesmo tempo. E, embora isso já aconteça – vide as soluções para automação residencial, por exemplo -, espera-se uma grande melhoria na conexão, possibilitando a criação de novos produtos e utilidades.

De maneira prática, o aumento do número de aparelhos conectados por área possibilita, por exemplo, a ampliação da tendência mundial da “internet das coisas”. Isso significa que sistemas de iluminação, smartphones, eletrodomésticos, dispositivos de monitoramento, sensores de presença, centrais de segurança e muitos outros dispositivos podem se conectar mutuamente. Assim, abrem-se cada vez mais possibilidades inteligentes para ruas, hospitais, comércios, indústrias e, é claro, condomínios.

Outra diferença é que o 5G dispensa o uso de cabos e modem de Wi-Fi para o acesso à internet. A seguir, entenda melhor como isso é possível!

Como funciona a internet 5G?

As redes 5G funcionam por meio de ondas de rádio, assim como as outras redes móveis. No entanto, a abrangência dessa quinta geração é bem maior do que as anteriores.

As novas antenas são acopladas às antenas já existentes, mas adaptadas para funcionar paralelamente à nova infraestrutura de conexões. As antenas menores, com alcance de poucos metros, repetem o sinal dos dispositivos locais e o redirecionam para uma estação central. Já as antenas replicadoras, instaladas em postes ou em prédios altos, são capazes de cobrir distâncias de até 250 m.

Um mecanismo focaliza o sinal e define sua direção conforme a demanda de dispositivos que requisitam a conexão. Com isso, a capacidade de cada antena será utilizada de forma inteligente.

O que muda com o 5G nos condomínios?

O 5G nos condomínios também traz mudanças bastante positivas, que se aplicam inclusive ao próprio sinal de internet e à segurança, fundamental para esses empreendimentos e para quem mora ou trabalha neles. Veja alguns impactos importantes.

Melhor alcance da internet

Quando o assunto é internet, um dos grandes desafios para os condomínios verticais  localizados em centros urbanos é a passagem de cabos. A inadequação das instalações da edificação para permitir o acesso interno dos cabos de fibra óptica prejudica e dificulta a  infraestrutura de banda larga. O 5G nos condomínios pode solucionar esse problema, através do Fixed Wireless Acess (acesso fixo sem fios).

Com edifícios mais inteligentes, também aumentam as possibilidades de sistemas de iluminação, elétrico e hidráulico, aproveitamento de energias renováveis, controle de eletrodomésticos e diversas outras funções.

Mais segurança

A intensificação e o uso crescente da tecnologia de Inteligência Artificial – IA permite que o segmento de segurança patrimonial ofereça ainda mais proteção com o 5G nos condomínios.

A portaria remota, por exemplo, pode se beneficiar da tecnologia com o uso de IA através de câmeras inteligentes e muito mais precisas na detecção e identificação de pessoas, tanto em ambientes externos, quanto internos. O dispositivo também permite análises de áudios e detecção de movimentos, integração e compartilhamento de grandes bancos de dados.

Cercas virtuais e o monitoramento por drones também podem ser boas apostas.

Mais conforto e bem-estar

O 5G nos condomínios também significa maiores possibilidades de automação, como o controle de iluminação, comando por voz nos elevadores e sensores de presença que regulam a temperatura nas áreas comuns.

Com o mercado de produtos inteligentes em expansão e a nova tecnologia, cresce também o número de alternativas para tornar os condomínios mais práticos, confortáveis e seguros.

Como vimos, o 5G nos condomínios traz consigo a expectativa de contribuir para melhorar a experiência dos condôminos, colaboradores e também dos visitantes, agregando valor aos imóveis, segurança para o patrimônio e trazendo mais praticidade para a rotina.

Gostou deste conteúdo? Acesse outras novidades no nosso blog.

Compartilhe em suas redes!