A importância de ter uma conta bancária para o condomínio

A gestão das finanças de um condomínio é uma das principais tarefas do síndico. Afinal, são diversos pagamentos e recebimentos, boletos em dia e em atraso, salários de funcionários, encargos, contratos de manutenção, entre outros itens importantes para o bom funcionamento do edifício. 

Tudo isso precisa estar organizado e em dia. Por isso, a organização da movimentação bancária é crucial para a saúde financeira do condomínio. Afinal, se algo sai da conta e ninguém sabe responder o que foi aquele pagamento, a transparência pode ficar comprometida.

Uma boa gestão passa pelo controle da conta bancária para o condomínio. Você sabe qual a importância de manter os recursos do empreendimento separados da conta pessoal do síndico? É sobre isso que vamos falar hoje. Acompanhe!

Como organizar as finanças do condomínio?

É papel do síndico o recolhimento da taxa condominial – paga pelos condôminos – e a administração desse dinheiro para cobrir as despesas, arcar com os salários dos funcionários, ter uma reserva para emergências, consertos e manutenções, dentre outros gastos.

São tantas movimentações que fica fácil perder o controle das mesmas, comprometendo a transparência da gestão. Por isso, é indicado que o síndico mantenha os recursos do condomínio em uma conta separada da conta pessoal para evitar o risco de confusão fiscal, organizacional e financeira. Os riscos para o condomínio são muito elevados e também para o síndico que assume essa responsabilidade em seu nome. 

Com uma conta bancária para o condomínio, fica mais fácil acessar as informações desejadas e a comprovação dos gastos mensais é muito mais clara. 

Como abrir uma conta bancária para o condomínio? 

Marilene é síndica profissional de um condomínio em Belo Horizonte/MG, há seis anos. Ela conta que chegou em um ponto em que não tinha mais como não ter uma conta para gerar boletos e gerenciar a parte financeira do condomínio. 

Depois de tomar a decisão, encontrar o banco adequado exigiu persistência, já que nem todos os bancos estão devidamente preparados para atender condomínios. O problema acontece porque o condomínio é uma pessoa anômala – nem física e nem jurídica, apesar de precisar, obrigatoriamente, estar cadastrado no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). 

Tentei abrir uma conta para o condomínio em vários bancos, sem sucesso. Com a ajuda do meu sobrinho, fiz uma pesquisa para verificar a credibilidade e os benefícios do CondoConta, já que a responsabilidade de lidar com o dinheiro do condomínio é muito grande. Acabamos descobrindo que ele conhecia alguns dos colaboradores e empresas parceiras do banco digital.

Foi o empurrãozinho que faltava para decidir. Marilene levou a questão para a assembleia condominial, apresentou o novo banco para os condôminos e abriu a conta do condomínio, com facilidade e rapidez. 

Para abrir uma conta bancária para o condomínio no CondoConta, Marilene precisou apenas baixar o app no seu smartphone, instalar e seguir o passo a passo. A documentação solicitada para a abertura da conta também é simples. Basta ter em mãos o CNPJ, a Convenção Condominial, a Ata de Eleição e um comprovante de endereço do síndico.  

A gente tem a conta há pouco tempo, uns três meses, ainda estamos no processo de adaptação e aprendizado, mas tem sido uma experiência muito positiva!

Vantagens de contar com um banco exclusivo para condomínios

Assim como a síndica Marilene, todos os clientes do CondoConta têm à sua disposição benefícios e facilidades que só um banco exclusivo para condomínios pode oferecer. Todos os produtos e serviços do banco digital foram pensados para atender esses clientes. 

Tem sido muito boa essa facilidade de mandar o boleto das taxas condominiais por e-mail, eu pago contas, faço transferências, tudo sem custo. É bem importante pra gente. 

Organizada, Marilene preza muito pelas manutenções do condomínio. Estar com o empreendimento em dia e precavida de surpresas desagradáveis, é garantia de muito mais tranquilidade para a síndica e os condôminos. 

Esse ano vou fazer também a renovação do seguro condominial pelo CondoConta. Eu tenho o hábito de fazer a manutenção no condomínio com frequência. Todo ano, depois de passar a época de ventania, que vai de agosto até outubro, faço a manutenção no telhado todo, por exemplo. Esse ano, fizemos a reforma de toda a lateral do edifício. Não fosse isso, teríamos tido problemas com as chuvas. 

Além de síndica, Marilene é secretária executiva há 20 anos. Ela revela que neste ano chega a aposentadoria, e com isso deseja seguir trabalhando como síndica profissional em outros condomínios. 

É uma coisa que eu gosto, administrar, lidar com pessoas, cuidar do condomínio como um todo. 

Experimente o CondoConta no seu condomínio

O CondoConta foi idealizado para pessoas que, como a Marilene, amam condomínios. Para usufruir de todas as facilidades e vantagens do CondoConta, abra a conta do seu condomínio. 

Basta baixar o aplicativo na Apple Store para celulares iOS ou no Google Play para celulares Android.

O aplicativo do banco 100% digital é leve e seu funcionamento é simples e intuitivo. Após a instalação em seu smartphone, siga os passos e cadastre-se em menos de cinco minutos. 

Tem alguma dúvida? Chama a gente no WhatsApp: (48) 9 9999-9818.

CondoConta 100%. Agora também na versão web.

Gostou deste conteúdo? Para ler mais artigos como este, acesse o nosso blog.

X