6 inovações para sua gestão condominial

A tecnologia já faz parte de todas as áreas do nosso cotidiano, nas esferas pessoal, empresarial e também na gestão condominial. Assim como acontece em outros setores, o mercado de condomínios vêm se reinventando, cada vez mais rápido, para se manter atualizado quanto às tendências e inovações.

As inovações para a gestão condominial facilitam tanto as tarefas diárias de gestão para síndicos e administradores, quanto o cotidiano dos próprios condôminos. As novas ferramentas trazem mais praticidade, agilidade e inteligência ao dia a dia, além de otimizar o tempo para executar as tarefas e melhorar a segurança dos empreendimentos.

Que tal conhecer 6 inovações que estão mudando os processos tradicionais de gestão? Saiba ainda a importância de acompanhar as novidades do mercado. 

  1. Gestão on-line do condomínio 

Para manter as atividades em dia e o condomínio organizado, é preciso ter controle de toda a gestão. Com o uso de dispositivos móveis, essa tarefa fica ainda mais fácil, já que tudo está na palma da mão. Confira os serviços que podem ser realizados com aplicativos e sistemas desenvolvidos especificamente para a gestão condominial:

  • Boleto on-line;
  • Reservas de áreas comuns;
  • Mensagens à portaria;
  • Agendamento de mudanças;
  • Cadastros de visitantes;
  • Liberação de acesso para prestadores de serviços;
  • Relatórios financeiros;
  • Enquetes e classificados;
  • Contato com administradora e síndico;
  • Envio de documentos;
  • Gestão administrativa e de funcionários.
  1. Prestação de contas automatizada

O CondoConta é o primeiro banco do mundo exclusivo para condomínios, criado a partir da pesquisa, da análise e da escuta dos principais desafios de síndicos e administradoras de condomínios brasileiros. Hoje, o banco digital leva transparência, eficiência e segurança à gestão financeira de condomínios em todo o Brasil.  

Para facilitar a gestão condominial na hora da prestação de contas do condomínio, o Demonstrativo Financeiro do App CondoConta automatiza todo o processo, simplificando e agilizando os procedimentos. 

Basta abrir a conta do seu condomínio, realizar os pagamentos dos boletos pelo app, sem taxas ou custos adicionais, classificar a despesa e fotografar a nota fiscal. 

Feito isso, as despesas constarão automaticamente no Demonstrativo Financeiro do CondoConta, bem como as imagens das notas fiscais anexadas. No primeiro minuto do mês seguinte, o síndico já tem em mãos a prestação de contas completa. Os condôminos conseguem acompanhar as informações de receitas e despesas em tempo real pelo app, já que o banco oferece a opção de liberar o acesso, no modo visualização, com permissões gerenciadas pelo síndico.

  1. Aplicativos e redes privativas

O aumento da quantidade de smartphones e a popularização das redes sociais e dos aplicativos de mensagens também representam uma tendência extremamente benéfica para a gestão condominial.

Com essas ferramentas, o síndico garante uma forma de contato praticamente instantânea com os condôminos. Essa é uma prática muito mais eficiente em comparação aos velhos murais de aviso, que geralmente passam despercebidos.

Outra vantagem desses aplicativos é a segurança, pois o controle de membros e as informações expostas nos grupos são facilmente geridas, evitando exposições a terceiros não autorizados.

  1. Portaria eletrônica

O grande diferencial dessa ferramenta é, além  do controle feito à distância sobre as entradas e saídas de funcionários, visitantes e condôminos, a segurança dos profissionais.

A vantagem de aderir a esses sistemas é que são geridos por equipes especializadas e conectadas às autoridades policiais. Essa solução opera devido a um conjunto de recursos, como câmeras de monitoramento e vigília, capazes de responder de forma rápida em situações de emergência.

  1. Energia fotovoltaica

Com o avanço da tecnologia e custos cada vez mais acessíveis, a utilização de placas de energia solar fotovoltaica já é realidade em condomínios. E pode ser uma excelente alternativa em tempos de crise energética, não só pela economia, mas também pela proteção contra risco de apagões.

Nos últimos anos, o governo brasileiro vem incentivando a implementação da tecnologia, por conta dos aspectos sustentáveis e por representar uma importante alternativa para o sistema de infraestrutura energética do país. A principal ferramenta para alavancar o uso é o financiamento para energia solar, que oferta linhas de crédito exclusivas para a instalação de sistemas de energia fotovoltaica.

O CondoConta oferece uma linha de crédito rápido, fácil e sem burocracia, exclusiva para condomínios. Desta forma, é possível fazer um financiamento para energia solar, valorizar o seu imóvel e economizar na conta mensal, sem precisar esperar para arrecadar o dinheiro ou aumentar a taxa do condomínio. 

  1. Assembleias e reuniões virtuais 

A conectividade na assembleia virtual está cada vez mais presente na vida de condôminos, síndicos e corpo diretivo, facilitando de forma inovadora essas reuniões. Devido à necessidade do distanciamento social, por conta da pandemia de coronavírus, as tecnologias das reuniões em vídeo e as assembleias virtuais tornaram-se uma boa opção para muitos condomínios que decidiram pautas importantes com a sua coletividade.

A assembleia virtual acabou caindo nas graças de boa parte dos condôminos, que conheceram uma maneira mais autônoma e prática de participar da vida do condomínio.

Está comprovado que a tecnologia tem impactado positivamente a vida nos condomínios. As novas ferramentas facilitam a gestão condominial e ajudam a economizar tempo e recursos. Resta ao síndico estar aberto para novas possibilidades e entender a tecnologia como uma grande aliada. 

Gostou deste conteúdo? Para ler mais artigos como este, continue navegando no nosso blog.

X