
Com os condôminos passando muito mais tempo em casa, é natural que aumente o número de entregas de mercadorias. Consequentemente, é fundamental que o síndico e sua equipe saibam como organizar a mensageria do condomínio e evitar que as portarias fiquem lotadas de encomendas.
Ainda que pareça uma tarefa simples, é essencial que todo o processo de recebimento de encomendas de um condomínio esteja alinhado e organizado, garantindo que tudo seja entregue em segurança para os condôminos.
Seja um condomínio comercial ou residencial, a construção da operação é similar e envolve o mesmo passo a passo e garantias.
Para facilitar o processo de gestão de encomendas, separamos algumas dicas de protocolos para organizar a mensageria do condomínio com mais facilidade e segurança.
A legislação
Existem poucas normas legais em relação à entrega de pacotes nos condomínios. Conheça o que diz a Lei nº 6.538, de 22 de Junho de 1978:
Art. 20 – Nos edifícios residenciais, com mais de um pavimento e que não disponham de portaria, é obrigatória a instalação de caixas individuais para depósito de objetos de correspondência.
Art. 22º – Os responsáveis pelos edifícios, sejam os administradores, os gerentes, os porteiros, zeladores ou empregados são credenciados a receber objetos de correspondência endereçados a qualquer de suas unidades, respondendo pelo seu extravio ou violação.
Fica claro, portanto, que o síndico pode ser responsabilizado por perdas e problemas relativos a entregas de encomendas no condomínio, assim como os demais funcionários do local.
Convenção
Vale lembrar que as normas sobre a mensageria do condomínio precisam constar na Convenção Condominial e/ou no Regimento Interno. Elas devem estar bem detalhadas e trazer informações, como:
- Como deve ocorrer o recebimento de uma entrega no condomínio?
- Quais etapas devem ser cumpridas até que a encomenda chegue às mãos do morador?
Todas as práticas estabelecidas devem ser levadas à assembleia do condomínio, onde os condôminos poderão aprovar, complementar ou discordar dos processos propostos.
Tipos de correspondências e encomendas
Cartas registradas, documentos, telegramas ou citação judicial
Essas correspondências exigem muita atenção, já que o extravio pode gerar transtornos e prejuízo para as partes envolvidas. O ideal é que o funcionário que receba protocole a correspondência e peça aos condôminos que assinem o livro de controle após as receberem. Vale ressaltar que a entrega deve ser feita pessoalmente ao destinatário, tanto para colher a assinatura, quanto para maior proteção dos colaboradores responsáveis.
Mercadoria de pequeno volume e peso
Nesse caso, é comum que os moradores esqueçam as encomendas na portaria, especialmente aqueles que entram e saem do condomínio sempre pelas garagens. Por isso, é importante que o funcionário responsável seja proativo na hora de entregar cada item, caso contrário caixas podem se acumular na portaria e as chances de erros aumentam.
Mercadoria de grande volume e peso
O ideal é que as regras para a entrega desse tipo de mercadoria estejam previstas no regulamento interno do condomínio, estabelecendo tamanho e peso, visando respeitar o espaço físico da expedição e a integridade física dos funcionários.
Como evitar problemas na mensageria do condomínio?
Ao traçar um plano para organizar a mensageria do condomínio, há alguns detalhes que o síndico e os condôminos precisam ficar atentos. Confira:
- O entregador pode entrar no condomínio e ir até a porta da unidade para efetuar a entrega?
- Quando a entrada é permitida, existe um horário limite para isso?
- Se o entregador não pode entrar no condomínio, o condômino precisa obrigatoriamente buscar o produto na portaria imediatamente após a chegada ou há um prazo específico de tempo para a retirada?
- Como o porteiro/zelador deve avisar aos moradores sobre a entrega de pacotes? Pelo interfone? Ou por registro em aplicativos específicos?
Todas essas questões devem ser analisadas e discutidas em conjunto com os condôminos, preferencialmente em reunião de assembleia.
Além disso, é necessário refletir sobre outros detalhes quanto à mensageria do condomínio:
Armazenamento de pacotes
É necessário que exista um local adequado e específico para o armazenamento de pacotes recebidos no condomínio. Nos casos de condomínios maiores, com muitas unidades, vale a pena dispor de um ambiente apenas para manter tudo organizado.
Regimento Interno e Convenção
Todas as decisões tomadas em reunião de assembleia sobre o recebimento de encomendas e repasse para moradores deverão ser votadas e adicionadas à Convenção e ao Regimento Interno do condomínio. Deste modo, as regras quanto à mensageria do condomínio estarão disponíveis para todos, sempre que necessário.
Treinamento de porteiros e demais funcionários
Depois de organizar todos os processos envolvidos na chegada de encomendas, é fundamental que a gestão repasse as novas regras aos funcionários do condomínio, especialmente os que atuam na recepção/portaria.
Invista em tecnologia
Uma das funções do síndico é encontrar o equilíbrio entre a comodidade e a segurança para os condôminos. Nessa hora, é interessante contar com dispositivos que auxiliem na gestão do condomínio de forma simples e prática.
A dica, portanto, é investir em tecnologia. Já existem aplicativos específicos para resolver dificuldades e facilitar a gestão condominial. Eles permitem, inclusive, gerenciar as correspondências e encomendas, avisando aos condôminos sobre a entrega por meio de uma simples notificação no smartphone.
Portaria remota
Nos condomínios com portaria remota, a própria empresa prestadora do serviço já tem um procedimento e o condomínio deve disponibilizar um espaço específico para que o carteiro coloque as correspondências. A distribuição é feita pelo zelador ou outro funcionário encarregado da tarefa.
Quanto às encomendas, o recebimento deve ser das 8 às 18 horas pelo zelador, manutencista ou auxiliar de serviços gerais – ou enquanto houver funcionários trabalhando.
O procedimento para retirada é idêntico ao de portaria presencial: mediante assinatura em protocolo. Geralmente condomínios com portaria remota trabalham com horários específicos para atender a todos.
Armários inteligentes
A adesão aos armários inteligentes já era tendência. Com a pandemia, muitos condomínios tiraram a ideia do papel e implantaram o projeto, que oferece diversas vantagens, como:
- logística
- segurança
- comodidade e conveniência
- elimina contato com entregadores ou funcionários
- otimiza recursos: libera espaço físico para guarda e funcionário da tarefa
Funciona assim: quando uma encomenda é alocada no armário inteligente pelo entregador, o condômino é notificado em seu celular (aplicativo, SMS, e-mail, whatsapp) para fazer a retirada.
Os armários inteligentes podem ter diversos tamanhos e, inclusive térmicos, para armazenar alimentos. É uma ótima ideia para modernizar a mensageria do condomínio, concorda?
Como vimos, a mensageria do condomínio não é um item opcional. Trata-se de uma necessidade real, que precisa ser estudada e organizada de acordo com o histórico e demanda de cada condomínio.
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