
O que faz uma administradora de condomínios? Quais as responsabilidades? Por que é vantajoso ter uma e por que grande parte das Administradoras usa o CondoConta para aumentar eficiência e de quebra reduzir gastos e taxas de seus condomínios
Uma administradora de condomínios pode ser de grande ajuda para o síndico e os moradores. Afinal, é capaz de administrar o local com tarefas e funções específicas, alinhando tecnologia e sua experiência de gestão proveniente de anos administrando outros condomínios.
A administradora, inclusive, orienta o síndico e os condôminos com questões relacionadas aos setores administrativo, financeiro e trabalhista, além dos recursos humanos, direcionando profissionais jurídicos e das outras áreas de necessidade do condomínio.
Dúvidas do dia a dia, a quem os moradores podem recorrer para resolver qualquer tipo de questão, dando assim um suporte fundamental à administração do condomínio. Desde limpeza até finanças.
De modo geral, uma administradora de condomínio auxilia e orienta o síndico na resolução de qualquer problema que possa vir a ocorrer. Veja a seguir quais suas principais responsabilidades.
Confira quais são as principais responsabilidades de uma administradora de condomínio
Além das questões citadas sobre os setores administrativo, financeiro, trabalhista, e dos recursos humanos, também é de responsabilidade da administradora de condomínios:
- Principalmente em um condomínio com funcionários próprios, a administradora tem a função de elaborar a folha de pagamentos de todos os funcionários do local;
- Emitir boletos relacionados aos pagamentos das taxas;
- Cuidar de todas as atas relacionadas as reuniões do condomínio;
- Auxiliar o síndico com a organização de todas as taxas e contas pagas pelo condomínio, incluindo assim a elaboração da pasta/balancete/demonstrativo financeiro;
- Quando for solicitado uma assembleia pelos condôminos, o responsável pela administradora deve estar presente para prestar assessoria;
- Gerenciar questões relacionadas ao fundo de reserva do condomínio, investimentos com foco em rentabilidade e segurança;
- Auxiliar nas manutenções preventivas que devem ser feitas no calendário de manutenções condominiais, evitando manutenções corretivas não previstas;
- Prestar assessoria quando necessário, sendo que em boa parte das vezes são questões relacionadas a dúvidas ou problemas administrativos.
Sendo que, embora muitas dessas questões contam com total apoio do síndico, uma administradora de condomínios ajuda com sua experiência auxiliando tanto o gestor, como os condôminos.
Confira a seguir, algumas vantagens em contratar uma administradora
Com todas as funções que citamos acima, uma das maiores vantagens na contratação de uma administradora de condomínios é poder ficar tranquilo com as questões burocráticas locais, contando com alguém profissional no setor que entende do assunto.
Mesmo porque, uma administradora é na maioria das vezes uma empresa completa e possui experiência em todas as funções desempenhadas. Nesse sentido, é essencial contratar uma empresa que tenha experiência e/ou conhecimento na área.
Além disso, para administrar um condomínio é necessário que conheça diversas funções, sendo assim, vantajoso para o síndico e os condôminos.
Outra questão é que uma administradora precisa conhecer os trâmites financeiros para realizar as folhas de pagamentos dos funcionários. Além disso, entender de gestão financeira, auxiliar na administração e aplicação do fundo de reserva, assim como em todas as transações realizadas ao condomínio.
Sem contar que as administradoras estão familiarizadas com questões trabalhistas e fazem a folha de pagamento dos funcionários com maestria de acordo com a função que cada um realiza. E claro, elaborando o Demonstrativo Financeiro completo de cada condomínio, para que o conselho eleito, aprove as contas do gestor.
As administradoras também precisam conhecer o regimento interno que rege o local ao qual está prestando serviços. Portanto, qualquer reclamação ela pode auxiliar o gestor, resolvendo a questão da melhor maneira possível.
Outro ponto a se pensar é que as empresas possuem funcionários treinados e com experiência no trato com os condôminos, sendo isso fundamental para a boa convivência do prédio.
Outra vantagem é que a administradora de condomínio em conjunto com o síndico, realizam a segurança local com vistorias preventivas e caso necessário chamam uma empresa de confiança para realizar as reformas, montar planos de manutenção e análise de riscos.
Além disso, quando existe um condômino inadimplente, a administradora pode contar com parceiros tecnológicos e de cobrança, que auxiliam na conversa humanizada, disponibilizam pagamentos via cartão de crédito, possibilidade de parcelamento realizando o possível para que o problema seja resolvido da melhor maneira possível.
E as taxas, e os gastos com os bancos? Como um condomínio pode ser auxiliado?
Quando entramos na questão de contas e movimentações bancárias, sabemos que um condomínio não é em sua natureza uma empresa ou microempresa. Portanto, as taxas aplicadas pelos bancos tradicionais para realizar pagamentos, transferência, manutenção de conta e outros trâmites diversos, acabam se tornando inviáveis, onde o condomínio literalmente “joga dinheiro fora”, dinheiro este que poderia estar sendo reinvestido para valorização do imóvel coletivo.
Sabendo disso, tanto o síndico como a administradora de condomínio, por ter experiência no assunto, devem sempre buscar uma solução vantajosa para todos. Justamente nesse sentido foi criado o CondoConta, o banco oficial dos condomínios brasileiros, de fato um banco que veio para reduzir os gastos, levando transparência com segurança em todos os sentidos.
O CondoConta é um banco digital que chegou para acabar com a burocracia de papelada, visitas frequentes ao banco que fazem com que o síndico e administradora percam tempo, e a liberdade de não pagar mais taxas.
Além disso, o CondoConta reúne um time de especialistas com mais de 30 anos de experiência com a gestão de condomínios. Dessa forma, o banco digital consegue entender como é sacrificante trabalhar com taxas altíssimas que são aplicadas pelos bancos comuns, e o quão passível de erro é a elaboração de balancetes mensais.
Pensando nesse tipo de dificuldade encontrada pelos síndicos e gestores condominiais, um banco especialmente desenhado para condomínios foi criado e desenvolvido em ambiente 100% digital e seguro. Unindo a experiência digital com a segurança tradicional, o melhor dos dois mundos.
Assim, além de não ter burocracia com papéis e adicionar toda a experiência com gestão de condomínios da equipe, o síndico consegue gerir de maneira mais eficiente o seu tempo, e também o dinheiro do condomínio. Ao passo que, a própria administradora consegue automatizar suas atividades, como se tivesse um “funcionário dentro do CondoConta” fazendo seus boletos e demonstrativos mensais.
Outra vantagem em viver no novo mundo condominial com o CondoConta é que, além do site onde você pode consultar todas as suas taxas relacionadas com o condomínio, ainda há disponibilização de um aplicativo intuitivo e fácil de usar, com 100% de transparência em todas as transações realizadas do condomínio, em tempo real.
Gestão financeira facilitada para condomínios
Portanto, o síndico pode resolver qualquer situação de onde estiver. Por exemplo, se for preciso apresentar ou checar um comprovante de pagamento, basta acessar o histórico de transações diretamente do aplicativo CondoConta.
A quantidade de dinheiro que um condomínio consegue economizar, e até mesmo fazer o dinheiro render, é muito expressiva. Nesse processo, quem agradece são os condôminos, e também a estrutura e saúde financeira do condomínio.
O CondoConta é indicado tanto para um síndico quanto para administradoras de condomínio que entendem a necessidade de um trabalho mais dinâmico e sabem da importância da desburocratização.
É muito bom para o condomínio trabalhar com uma administradora, um síndico e um banco digital exclusivo que prezam pela transparência dos serviços realizados.
Mesmo porque, o CondoConta conta com um time de profissionais que estão prontos para democratizar o acesso às finanças e soluções para a saúde do seu condomínio.
Entenda a Receita Garantida do CondoConta, a famosa Inadimplência Zero
Você não precisa se preocupar caso o condômino não realize o pagamento do boleto, pois o CondoConta deposita todo dinheiro diretamente na conta do seu condomínio.
Isso mesmo, indiferente se as taxas do condomínio foram pagas, o valor estará na conta para que o síndico não sofra e não precise sair cobrando, cumprindo com os compromissos assumidos.
Gostou deste conteúdo? Para ler mais artigos como este, acesse o nosso blog.