Sustentabilidade: Elimine o uso do papel através da tecnologia

A discussão sobre sustentabilidade vem ganhando um protagonismo cada vez mais importante nas empresas e junto à sociedade. Dentro dessa perspectiva, os bancos digitais são uma resposta a essa nova realidade, por investirem seus esforços para facilitar a vida de seus clientes, tendo como um dos resultados a eliminação de uso do papel.

Essa questão extremamente importante está cada vez mais arraigada nas discussões globais diárias sobre o tema. Além disso, devemos criar um legado que seja permanente e positivo na vida das pessoas, através de negócios que impactem a questão da sustentabilidade de forma imediata. Temos aqui uma discussão inadiável e que afeta diretamente o futuro da humanidade influenciando até mesmo nas economias mundiais.  

Os bancos digitais, por exemplo, acharam uma forma de atender seus clientes sendo ecologicamente corretos com o planeta.  Confira a seguir como estão impactando positivamente essas demandas tão urgentes.

Bancos digitais em um modelo sustentável 

Os bancos digitais trazem soluções para diversos problemas que clientes de bancos tradicionais enfrentam no dia a dia, como mau atendimento e burocracia. Além disso, buscam aplicar em seus modelos de negócio à questão da sustentabilidade como uma forma de gerar ainda mais valor ao seu cliente.  

Um dos fatores cruciais e que mais polui o meio ambiente é a fabricação de papel, sendo que, 1 tonelada de papel emite o equivalente a quase o dobro na emissão de CO2.

O CO2 é o dióxido de carbono, um composto altamente poluente que causa um dos grandes problemas ao meio ambiente hoje: os gases que provocam o efeito estufa no planeta.

O mundo sempre teve a seu favor uma grande compensadora para questão – as árvores – que realizam a fotossíntese, benéfica a todos os seres vivos. Contudo, com um mundo cada vez mais industrializado e menos consciente, não temos o mesmo número de árvores que tínhamos há 10 anos atrás.

Além disso, a preocupação com o efeito estufa continua sendo um grande agravante para a sociedade de modo geral e o desmatamento prejudica ainda mais o meio ambiente.

Sendo assim, um importante passo foi dado pelos bancos digitais ao adotar o sistema de contas online, onde todo processo bancário pode ser feito pelo computador ou smartphones. Entretanto, a consciência dos bancos digitais não está focada somente na questão do papel. Veja , em seguida, de que outras formas eles contribuem para a sustentabilidade.

Quais as formas que bancos online ajudam na sustentabilidade

Além do fator que mais preocupa o meio ambiente, que é a devastação das florestas e a produção do papel, outros fatores também causam problemas ambientais.

Contudo, ao optar por um banco digital você também estará ajudando na sustentabilidade, pois graças à tecnologia, hoje é possível realizar a maioria das transações de forma online.

Um exemplo é o CondoConta, um banco feito especialmente para condomínios. Seu maior objetivo é trazer a comodidade da conta digital sem burocracia e a papelada dos bancos tradicionais, focado no atendimento aos condomínios, através de uma gestão financeira eficiente e automatizada.

Ao eliminar as transações que usavam o papel, o banco digital investe em soluções mais práticas e conscientes para seus clientes.

Atualmente, todas as transações são feitas online pelo celular de forma simples e prática, com isso, outros modelos de sustentabilidade foram observados, como:

  • Todas as contas e transferências dos condomínios são feitas de forma online;
  • Elimina o uso de papel;
  • A vantagem de realizar as transações online significa que você não precisará ir ao banco, portanto, não utilizará nenhum veículo que também é um dos principais poluidores do meio ambiente.

Ao planejar todo atendimento e transações de forma online, os bancos digitais contribuíram e continuarão contribuindo para a sustentabilidade.

Além disso, ajudam centenas de pessoas que mesmo sem se dar conta, ao mudar para uma conta digital, também contribuem para o futuro do planeta.

Tipos de sustentabilidade

Os bancos digitais foram um dos primeiros segmentos de negócio que aboliram o uso do papel, contribuindo assim para um planeta mais sustentável.

Contudo, existem outros tipos de sustentabilidade e em cada um, estaremos ajudando na conservação do ambiente, confira:


Sustentabilidade empresarial

A sustentabilidade empresarial engloba ações como as dos bancos digitais, que ao abolirem o uso do papel, ajudam o meio ambiente.

Além disso, também podemos citar a economia de água, já que para a produção do papel são utilizados mais de dois copos de água para uma folha de papel. 

Portanto, se as empresas pensarem em ações sustentáveis estarão contribuindo cada vez mais para o futuro do planeta.

 

Sustentabilidade no transporte

Outra forma de sustentabilidade está relacionada ao transporte, nesse quesito os bancos digitais também contribuíram para o meio ambiente. Afinal, todas as transações são feitas de forma online, fato que elimina o uso do transporte para se dirigirem ao banco, sejam clientes, ou mesmo empresas de transporte de documentos e valores.

Sem contar no tempo ganho e na vantagem de não enfrentar mais filas nos bancos tradicionais. Contudo, existem outras maneiras de colaborar. Uma delas, é apostar no uso da bicicleta ou no transporte coletivo que leva muito mais pessoas do que os carros.

Além disso, você também pode contribuir com a carona solidária ao combinar ir ao trabalho com um grupo de colegas que vão para o mesmo local que você.

Os bancos digitais e a sustentabilidade

Conforme vimos nesse texto, existem diversas maneiras de colaborar com o meio ambiente em prol de um planeta sustentável. É preciso que as empresas e a população em geral estejam sempre atentos às novidades e soluções mais benéficas para o planeta.

Nesse sentido, o CondoConta – que é o banco oficial dos condomínios brasileiros – tem um grande compromisso com a sustentabilidade. Conheça mais sobre o CondoConta: faça um tour pelo nosso site agora!

Gostou deste conteúdo? Para ler mais artigos como este, acesse o nosso blog.

X