
Gerencia um complexo de condomínios não é tarefa fácil, não é mesmo? Estamos falando de centenas de condôminos, em alguns casos estruturas de uso comum (ex: salão de festas/espaços gourmet/academias etc…) e áreas comerciais anexas nos empreendimentos mais modernos .
Como podemos perceber, os desafios administrativos e financeiros são inúmeros e com alto grau de complexidade. Sem uma gestão eficiente, transparente e automatizada a missão se torna altamente passível de contratempos. Para isso, precisamos observar uma série de pontos que podem ajudar nesse processo
Conforme vimos, não é uma tarefa fácil gerir um complexo de condomínios, contudo algumas questões podem facilitar o trabalho do síndico ou da administradora. São elas:
-
Assembleias
A assembleia é o melhor momento em que você pode colocar todas as regras e normas que regem o complexo de condomínios para que todos saibam seus direitos e deveres comuns tornando a convivência mais harmônica entre todos. Esteja sempre disponível como um canal de comunicação para sanar qualquer pendência que surja.
-
Campanhas de incentivo
Todos sabemos que o incentivo é fundamental em qualquer ocasião, portanto, crie campanhas sobre as questões que não estão sendo realizadas com afinco.
Uma questão muito importante em um complexo de condomínios é a segurança do local. Crie uma comunicação visual eficaz de forma que se mostre a importância da colaboração de cada um para o bem-estar geral. Estimule sempre a participação de todos no dia a dia condominial.
-
Consumo consciente
Quanto mais pessoas no local, mais gastos vão acontecer, portanto, aqui também vale a campanha de incentivo para que todos economizem.
Embora cada condômino seja responsável por pagar a sua conta, o valor final dos espaços comuns do complexo de condomínios é dividido entre todos os condôminos igualmente. Por isso, a consciência coletiva se faz fundamental. Isso evitará conflitos e alto valor de cobrança de contas de consumo.
Manutenção do ambiente
Outra questão complicada em complexos de condomínios é a manutenção nas áreas comuns, principalmente quando esses locais possuem áreas verdes e de lazer, por exemplo.
Faça valer suas campanhas e converse com os condôminos sobre a importância de serem parte integrante da conservação desses locais em perfeito estado. Tenha regras claras para como cuidar da melhor forma e assim manter um ambiente bem cuidado.
O lixo também é outro ponto importante num condomínio. Devemos ter orientações claras quanto ao acondicionamento e descarte dos dejetos assim como horários definidos para fazê-lo.
-
Comunicação
A comunicação é fator fundamental para uma boa gestão de condomínios e o síndico precisa saber lidar com as mais diversas situações de forma humanizada. Para maioria das questões, basta uma boa conversa para que qualquer problema seja resolvido.
Aqui também vale usar um quadro de comunicados no hall dos condomínios e no local colocar qualquer tipo de informação que julgar importante. Hoje temos murais digitais nos elevadores como uma alternativa tecnológica e sustentável. Grupos de whatsapp entre os condôminos também poder ser uma alternativa.
Nesse caso é importante que ele seja fechado para comentários, para que tenha apenas o caráter de um mural informativo. Pesquisa de satisfação pode ser também uma importante ferramenta onde se possa propor melhorias ao complexo de condomínio.
E como melhorar a gestão de um complexo de condomínios?
Um complexo de condomínios precisa ter uma excelente gestão financeira e administrativa. Para facilitar esse processo, hoje existe o CondoConta, um banco digital focado em condomínios.
O CondoConta conhece todas as dificuldades que um síndico ou uma administradora enfrenta sendo atendido por um banco tradicional.
Faça um tour no site do CondoConta agora e veja todos os benefícios que temos a oferecer ao complexo de condomínios que você administra, como a Receita Garantida e o Financiamento.
Gostou deste conteúdo? Para ler mais artigos como este, acesse o nosso blog.