Da cota em dinheiro à gestão financeira digital do condomínio

Saiba como o CondoConta facilitou a gestão financeira do Antônio e como pode melhorar a sua também!

O dia a dia de um gestor condominial é extremamente movimentado. Dividido entre pagamentos, orçamentos, conflitos, reformas, reclamações e manutenções, esse profissional pode ser comparado ao maestro de uma orquestra: é ele quem coordena e organiza as partes, sempre em benefício do todo. 

Uma dessas atribuições é a gestão financeira condominial, que precisa ser o mais transparente possível, com previsões orçamentárias, recebimento das cotas condominiais, cobrança de inadimplentes e prestação de contas. 

Geralmente, para dar conta de todas as atividades e, conforme o tamanho do condomínio, o síndico conta com o suporte de uma Administradora de Condomínios. Mas, há situações em que o síndico faz a gestão completa sozinho. Nesses casos, o apoio da tecnologia é fundamental. 

Neste conteúdo você vai conhecer a história de Antônio Cícero Motta Lima, síndico do Edifício Panorama, localizado em Salvador/BA. Saiba como ele passou do recebimento da cota condominial em dinheiro vivo na porta de casa para uma gestão financeira condominial automatizada, segura e transparente. 

Para Antônio, o principal desafio do cotidiano do síndico é administrar vontades e vaidades dentro do condomínio. E, paralelo a isso, tornar a administração transparente e mostrar que é realmente transparente também tem seus contratempos. Ou ao menos tinha, já que foi nesse momento que o CondoConta entrou e fez a diferença na sua gestão. 

 A gestão do Edifício Panorama antes do CondoConta

Antônio conta que a gestão financeira condominial antes do CondoConta era “paleolítica”: 

“Era bem pré-histórica, uma vez que eu recebia dinheiro vivo, diretamente na porta do meu apartamento”. 

Em seguida, os moradores passaram a fazer depósitos na conta bancária pessoal de Antônio, a fim de evitar o trânsito de dinheiro e também para que o síndico pudesse emitir algum extrato e informar ao condomínio que todos pagaram a taxa ou que algum condômino ficou inadimplente ou comprovar o que foi gasto ou não, por exemplo.

Eram métodos pouco ortodoxos e irregulares, visto que Antônio utilizava sua conta pessoal para receber dinheiro do condomínio, o que pode trazer bastante dor de cabeça.

A busca pela conta bancária ideal  

Antônio já estava há algum tempo buscando uma conta corrente nos bancos tradicionais, uma vez que o Edifício Panorama tem CNPJ. Só que ele esbarrava na burocracia, ou melhor, na ‘burrocracia’, como ele mesmo diz, e nas taxas altíssimas dos bancos tradicionais.

“Eram taxas de manutenção de conta, de abertura de conta. Taxas que eu considero abusivas. Para manter uma conta nesses bancos tradicionais, eu teria que aumentar a taxa de condomínio só para cobrir os custos. Então ficava muito inviável.” 

Antônio acabou sendo impactado por uma publicação na internet falando sobre o CondoConta. Buscou informações e entrou em contato com a equipe, que o atendeu de forma “muito distinta e diferenciada”, nas palavras dele. O síndico passou então a estudar a possibilidade de abertura de conta e só encontrou facilidades. 

“O que eu encontrava de dificuldades em outros bancos, eu encontrei em disposição, disponibilidade e facilidade no CondoConta”.

Sabemos que, nos bancos tradicionais, a abertura de uma conta para condomínio exige uma papelada extensa. Mas, como o Antônio decidiu abrir a conta do Panorama no CondoConta, esse processo foi bem mais simples e rápido. O síndico salienta que, como  se trata de um condomínio pequeno, existem limitações de relações pessoais, algumas pessoas idosas têm filhos como representantes que não moram no prédio, por exemplo. Por isso, é sempre muito complicado reunir documentos que requerem a assinatura de todos os  condôminos. 

“Eu tive, portanto, uma compreensão por parte do CondoConta que eu não tive dos outros bancos. Foi isso que me motivou a abrir a conta”.

 A gestão financeira após a abertura da conta 

Antônio abriu uma conta para o Edifício Panorama no CondoConta há cerca de quatro meses. Confira como tem sido a experiência com um banco 100% digital, exclusivo para condomínios. 

“Eu quero ressaltar que abrir uma conta no CondoConta salvou a minha vida como síndico. Porque hoje eu tenho, no aplicativo, o extrato da conta, o demonstrativo financeiro, transparência nas operações, posso demonstrar, posso imprimir e fixar as informações no quadro de avisos do prédio, não pego em dinheiro, e o principal: estou me habilitando para um financiamento para realizar manutenção e pintura do prédio. Sem esse financiamento, eu iria demorar anos a fio para poder fazer isso”. 

Antônio acrescenta ainda que o CondoConta proporciona geração de receita para o condomínio, uma vez que o dinheiro pode ser aplicado em vários fundos. 

“Atualmente o dinheiro do prédio fica aplicado no fundo de reserva, e então eu estou gerando receita para o condomínio”.

Quer saber se o Antônio recomenda o CondoConta?

“Com certeza, eu recomendo sem susto. Recomendo sem moderação o CondoConta. Inclusive já recomendei para amigos que são administradores de vários condomínios”. 

Essa é a história do síndico Antônio, que resolveu apostar na experiência digital proposta pelo CondoConta e hoje está plenamente satisfeito com a facilidade, a agilidade e os diversos benefícios que o banco oficial dos condomínios brasileiros acrescenta à gestão financeira condominial. 

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Vantagens de ser cliente CondoConta:

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  • Acompanhe o demonstrativo financeiro detalhado e atualizado em tempo real
  • Aplique o fundo de reserva e outros fundos, com rendimento garantido 100% CDI
  • Acesse múltiplos condomínios e modere o acesso entre síndico, conselho, administradora e condôminos
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