
Principais parceiras dos síndicos, elas têm um papel importante na gestão condominial, assumindo diferentes tarefas com competência e qualificação. Apesar disso, o mercado comoditizado torna a captação de novos clientes um grande desafio. Por isso, hoje vamos trazer dicas e informações importantes para aumentar a carteira de clientes de uma administradora de condomínios.
Algumas estratégias são bastante eficientes para planejar ações mais assertivas e definir as melhores formas de abordagem e comunicação com o seu público-alvo. Vamos saber mais?
Marque presença na internet
Definitivamente, é na internet que os seus futuros clientes estão. Para ter uma ideia, o relatório “DIGITAL 2022 – Global Overview”, publicado pelo site Datareportal, indica que usuários médios da Internet passam cerca de sete horas por dia on-line, considerando todos os dispositivos. No Brasil, esse número é ainda maior: 10 horas e 19 minutos por dia.
É claro que muito desse aumento no tempo de conexão se deve à necessidade de isolamento social provocada pela pandemia, no entanto ainda não há sinais de desaceleração.
Essa é uma excelente razão para investir em estratégias de marketing digital para aumentar a carteira de clientes de uma administradora. Veja algumas ações importantes para colocar em prática:
Site
Primeiro, responda: o que você faz quando está curioso sobre determinado tema/produto/serviço? Google, certo?
Bem, você e quase todo mundo recorre à pesquisa do Google quando precisa encontrar as informações que deseja. Isso significa que, nesse exato momento, gestores de condomínios podem estar buscando por administradoras de condomínio.
Agora, qual a relação entre a pesquisa e a necessidade de ter um site? Simples! Quando a sua administradora tem um bom site – otimizado para SEO (Search Engine Optimization – otimização de mecanismos de busca), responsivo e intuitivo -, as chances de ser encontrado e encantar o seu futuro cliente já no primeiro acesso são bem grandes!
Blog
Dentro do seu site, também é importante criar um blog. Essa estratégia é altamente eficaz para aumentar a carteira de clientes de uma administradora. Sabe por quê? Se você está há bastante tempo no mercado condominial, provavelmente já percebeu que a educação tem sido um dos pilares fundamentais para grande parte dos gestores. A busca por conteúdos relevantes é cada vez maior, já que o segmento exige conhecimento e atualização constante.
Através da produção de conteúdo, você orienta seus leitores a respeito de assuntos e desafios inerentes à gestão condominial, gera autoridade para a sua marca e se torna referência para o seu público.
Redes sociais
Não é novidade que as empresas também buscam marcar presença nas redes sociais, certo? Afinal, é lá que a maioria das pessoas está on-line, interagindo e consumindo conteúdos.
Um relatório da We Are Social e Hootsuite, divulgado no segundo semestre de 2021, identificou que, quando se trata de redes sociais como meio de divulgação e marketing, o Facebook continua em primeiro lugar. YouTube, WhatsApp e Instagram são os próximos da lista.
Outra rede social que você não pode ignorar é o LinkedIn, focado especificamente em negócios e indispensável para o mundo empresarial.
O primeiro passo para utilizar as redes sociais é conhecer o seu público-alvo. Assim, fica mais fácil definir quais estratégias devem ser adotadas em cada perfil da sua administradora de condomínios.
De toda forma, aposte em educar e informar sobre o mercado e a gestão condominial. Também é interessante contar com boas fotos e vídeos, já que o apelo visual é comprovadamente maior e as pessoas tendem a consumir mais fácil esse tipo de conteúdo.
Anúncios pagos
Os anúncios patrocinados no Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads também devem estar entre as estratégias de marketing digital para marcar presença na internet e aumentar a carteira de clientes de uma administradora. Isso porque, as campanhas pagas permitem que seu anúncio apareça para o potencial cliente no momento em que ele está apenas interessado pelo seu serviço.
Para segmentar seus anúncios com assertividade, aqui vale novamente o estudo sobre a sua persona e público-alvo e a definição de metas e objetivos claros.
E-mail marketing
Usar o e-mail marketing como estratégia para aumentar a carteira de clientes de uma administradora também é eficiente.
Quando um visitante acessa o seu blog e assina a sua newsletter, o e-mail marketing se torna a principal forma de contato. Você pode ter resultados interessantes, tanto para o engajamento e fidelização de clientes, quanto para criar e reforçar novos relacionamentos. Para isso, é importante manter um fluxo de nutrição constante, com conteúdos relevantes baseados nos interesses do seu público.
O e-mail marketing também pode ser usado para a divulgação dos seus serviços, oferta de materiais ricos, promoções e comunicados importantes.
Invista em inside sales
O inside sales, que em português significa vendas internas, é um processo adequado para aumentar a carteira de clientes de uma administradora, transformando seus leads em clientes.
Para isso, são usadas diversas técnicas de vendas – por telefone, e-mail, mídias sociais e videoconferências. A operação pode ser conduzida remotamente, utilizando a estrutura interna e os recursos tecnológicos disponíveis, como o CRM (Customer Relationship Management), por exemplo.
O sistema de gestão de relacionamento com os clientes permite que os vendedores mantenham registradas todas as negociações, identifiquem o estágio de cada oportunidade aberta e tenham, ainda, uma previsão mais assertiva quanto ao tempo necessário para o fechamento de um negócio.
As vantagens do inside sales incluem economia, aumento da produtividade da equipe de vendedores, aperfeiçoamento no processo de análise de resultados e diminuição do tempo de fechamento das vendas, entre outras.
Automatize processos do seu produto
Uma das tarefas mais importantes da rotina das administradoras de condomínios é a prestação de contas dos condomínios. Na mesma medida em que é importante, a prestação de contas sempre foi uma grande dor dos gestores condominiais, pois sem tecnologia é trabalhosa, demorada e envolve muito papel.
A boa notícia é que a prestação de contas também pode ser automatizada – e sem custo, otimizando o processo. No CondoConta, as administradoras têm acesso ao CondoConta Web para fazer todos os pagamentos e a gestão do condomínio e em tempo real síndico e condôminos acompanham tudo via app.
O Demonstrativo Financeiro é completo, detalhado e muito claro. No minuto do mês subsequente, você tem a prestação de contas fechada, pronta para aprovação do conselho.
Assim como acontece com a tecnologia, usufruir dos serviços e facilidades do CondoConta é um caminho sem volta. Faça o teste!
Gostou das nossas dicas para aumentar a carteira de clientes de uma administradora? Comece a colocar em prática e veja o seu negócio crescer e escalar com grande velocidade, gerando muito mais negócios de qualidade.
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