Administradora de condomínios: saiba como gerar valor para os clientes

A administração condominial é a atividade voltada para os processos e as demandas de condomínios. O grande desafio está na necessidade de equilibrar os direitos e os deveres de propriedade individual exclusiva e a propriedade comum. Por isso, fazê-la de forma eficiente e profissional ajuda o condomínio a ter melhores resultados e proporcionar bem-estar para todos.

As atividades de um condomínio podem ser comparadas às de empresas de médio ou grande porte. O síndico tem responsabilidades fiscais, trabalhistas, tributárias, de manutenção, contábeis, de recursos humanos, planejamento e jurídicas. Além disso, precisa ter habilidade e empatia para lidar com os diferentes perfis de condôminos. 

São tarefas que ocupam o seu tempo e que exigem grande conhecimento administrativo. Nem sempre o síndico tem a experiência necessária para lidar com todos esses afazeres. Nesse contexto, a administradora de condomínios surge para dar o suporte e o apoio necessários nas atividades de gestão

Mas, quando o assunto é expandir os negócios, o segmento condominial pode oferecer algumas barreiras. Então, como a administradora pode gerar valor para os clientes e, assim, prospectar mais condomínios? 

É sobre isso que vamos falar neste artigo. Vamos saber mais?

Qual é o papel de uma administradora de condomínios?

Já não é de hoje que o papel da administradora de condomínios mudou. Os principais fatores que determinaram essa mudança foram:  

  • o avanço tecnológico;
  • o comportamento das pessoas;
  • o crescimento de empreendimentos verticais e horizontais;
  • a própria dinâmica da vida condominial.

Todos eles, de fato, influenciaram na mudança do papel dessas empresas, que é bem mais amplo. Atualmente, a administradora não trata somente da emissão de boletos e do atendimento ao condômino. Ela é capaz de cuidar de aproximadamente 200 atividades distribuídas pelas áreas administrativa, financeira e de recursos humanos.11

Além disso, é a grande provedora de tecnologia para administrar o condomínio. Por meio dos investimentos que a administradora faz, os condomínios contam com recursos digitais para o controle da gestão.

Qual o principal desafio de uma administradora de condomínios? 

Para o proprietário da Administradora Porto Real, Gustavo Gontijo, o principal desafio atual da empresa são os bancos tradicionais, devido a contas bloqueadas, tarifas exorbitantes, muita burocracia e exigência de uma enorme documentação. 

“Eles (os bancos tradicionais), às vezes, se contradizem. A gente leva uma documentação, abre a conta, tudo perfeito. No ano seguinte, para atualizar, solicitam a mesma documentação, enviamos e já não serve. Isso nos atrasa muito. Atrasa a vida do síndico, do condômino, do prestador de serviço que não consegue receber e por aí vai.”, explica.

Com 124 condomínios clientes, Gustavo explica que já escutou de gerentes de bancos tradicionais que a conta de condomínio não é interessante para eles. 

“Tem banco que me pede um mês para abrir uma conta de condomínio. Por isso, penso que despreparo não seja o caso, porque se trata de uma conta simples. É um cliente que não vai dar tanto trabalho. Mas, como não pega empréstimo, financiamento ou consignado, que é onde os bancos realmente ganham, não há interesse.”, comenta.

Gustavo também destaca o fato de que as tarifas bancárias cobradas para manutenção da conta, emissão de boletos e transferências são muito altas.

“Essa é uma dor muito grande dos síndicos hoje, que pedem para que a gente negocie.”, avalia. 

Como solucionar essa dor e gerar valor para os condomínios clientes?

A Administradora Porto Real abriu a primeira conta no CondoConta há seis meses. A transformação vem sendo muito significativa, desde a economia, até a facilidade e a transparência que a conta digital proporciona tanto para a administradora, quanto para os seus condomínios. 

“A economia foi o que mais sentimos quando abrimos a conta. A redução das tarifas. Porque é muita transferência que a gente faz aqui. E pagar por unidade acaba pesando bastante no final do mês. Todos os condomínios que administramos estão com boleto zero.”, conta.

Para Gustavo, o carro-chefe é realmente a tarifa zero. “O CondoConta veio para atualizar o mercado condominial, que sempre foi muito esquecido pelas instituições financeiras”, complementa.

A otimização do tempo dos gestores, através da automatização da prestação de contas e do demonstrativo financeiro em tempo real do CondoConta, significa muito mais tranquilidade para a administradora de condomínios, além de gerar valor para os clientes.  

O demonstrativo financeiro, por exemplo, traz uma grande transparência para os síndicos e os condôminos, que podem acompanhar todas as movimentações em tempo real e sentir a agilidade na entrega da prestação de contas mensal. 

“A gente consegue entregar isso dia após dia, ao vivo, e isso é de grande importância para a administradora. Aumentou o valor da nossa empresa. Esse é realmente um diferencial muito grande.”, comemora. 

Quanto ao atendimento prestado pelo CondoConta, Gustavo destaca que o time de suporte atende e resolve o problema na hora. Caso isso não seja possível, a equipe presta satisfação, estuda o caso e tem real interesse em solucionar o caso. 

“Estão de parabéns. O atendimento ao cliente é nota mil.”, elogia. 

Dicas práticas para uma captação mais certeira

A missão de aumentar o número de clientes de uma administradora de condomínios requer uma postura proativa e que deve ser estruturada na prospecção estratégica do mercado.

A indicação de síndicos e condôminos é importante para a expansão dos negócios, mas existem outros recursos que podem garantir o crescimento do portfólio de clientes e da geração de receitas. Conheça alguns:

1) Encontre os condomínios condizentes com o seu perfil

Contar com uma plataforma que permita a automação de tarefas diárias irá compilar uma base de dados estratégicos em um único local. Assim fica fácil extrair e analisar informações relevantes sobre o perfil do seu público-alvo.

2) Seja tecnológico

Ao prospectar o mercado, lembre-se de que usamos smartphones, tablets e computadores para gerenciar tarefas, que estão cada vez mais interligadas e conectadas entre si. Mostre que a tecnologia é uma aliada de sua administradora de condomínios. Inovar nas tarefas do dia a dia é fundamental para a geração de valor.

3) Foque em entregar a melhor experiência

Em um mercado “comoditizado” como é o da administração de condomínios, é essencial que sua administradora crie diferenciais competitivos para se sobressair. Afinal, quem não percebe valor na sua prestação de serviços, tende a fazer comparações injustas, baseadas apenas no preço de mercado, no momento de decidir por um novo parceiro. Lembra do CondoConta? Então, zerar as tarifas bancárias e entregar transparência na prestação de contas para o condomínio já são dois diferenciais importantes, concorda? 

4) Saiba o que seus clientes dizem sobre você

Conhecer o índice de recomendação de sua administradora é importante para apoiar sua estratégia de prospecção de mercado. Um cliente insatisfeito pode ser a causa da perda de um negócio importante. Ao passo que, um cliente que mantenha uma relação saudável com sua empresa, pode personificar e dar voz à qualidade dos seus serviços.

5) Promova encontros com síndicos

As ações de relacionamento sempre funcionam como uma base importante para a prospecção e servem para estreitar laços e, ao mesmo tempo, agregar valor. Por isso, é importante oferecer conteúdo relevante para esse encontro. Sua administradora de condomínios pode organizar eventos como minicursos, palestras e workshops, que sirvam como referenciais para esse público.

6) Participe de eventos do segmento 

Eventos do setor são um termômetro do mercado e funcionam como vetores de atualização técnica e estratégica. Outro benefício de manter uma participação ativa em eventos é a ampliação da rede de parceiros. Para uma administradora de condomínios, conectar-se com prestadoras de serviço pode resultar em geração de mais valor para as suas entregas.

Gostou das nossas dicas? Então, comece a colocá-las em prática hoje mesmo. Assim, prospectar o mercado será uma tarefa que fluirá de forma natural, gerando muito mais negócios de qualidade.

Abra a conta do seu condomínio no CondoConta, sem custos e sem tarifas. Em menos de cinco minutos, você começa a aproveitar todos os benefícios de um experiente, tecnológico e seguro banco condominial.

Vantagens de ser cliente CondoConta:

  • Conta exclusiva do condomínio ou administradora.
  • Emita as cotas condominiais em lote sem qualquer tipo de custos.
  • Realize ou agende pagamentos, transferências e tributos de forma ilimitada e gratuita.
  • Acompanhe o demonstrativo financeiro detalhado e atualizado em tempo real.
  • Aplique o fundo de reserva e outros fundos, com rendimento garantido 100% CDI.
  • Acesse múltiplos condomínios e modere o acesso entre usuários.
  • Acesse relatórios detalhados de receitas e inadimplência.

CondoShop: a loja preferida dos síndicos e administradoras

  • Receita Garantida: dinheiro na conta, todo mês. Inadimplência zero no seu condomínio.
  • Financiamento condominial: crédito rápido para reformas, obras e melhorias. 
  • Seguro obrigatório do condomínio sob medida, com as melhores cotações.
  • Receba as cotas condominiais no cartão de crédito, seus condôminos podem parcelar a cota em até 12x.
  • Único banco em que você paga tributos sem código de barras.
  • Zero custo de conta, sem letras pequenas.
  • Segurança e experiência condominial.

Transparência não tem preço, nem tarifas. 

Tem alguma dúvida? Nos chame no WhatsApp: (48) 9 9999-9818.

Gostou deste conteúdo? Para ler mais artigos como este, continue navegando no nosso blog.

X