5 cursos de síndico profissional que podem ser feitos hoje

Uma maneira de melhorar a gestão dos condomínios é contratar pessoas que já fizeram um curso de síndico profissional. Mesmo porque, um gestor de condomínio possui diversas responsabilidades e precisa saber lidar com cada uma delas para ser um bom síndico.

Uma das maiores vantagens hoje é que existem diversos cursos de síndico profissional que podem ser feitos de forma online. Dessa forma, é possível se capacitar no conforto de casa, e ainda conseguir uma boa oportunidade profissional.

Portanto, você pode escolher o horário conforme a sua disponibilidade sem se ausentar de suas obrigações pessoais ou do seu trabalho atual.

Antes de saber quais são os cinco cursos de síndico profissional que podem ser feitos hoje, veja qual o conteúdo programático que melhor se encaixa em um curso profissionalizante desse tipo.

O que vou aprender em um curso de síndico profissional?

Embora ainda não exista um curso tecnólogo ou de nível superior para síndicos, eles precisam ser regulamentados por lei. Assim, um curso de síndico profissional deve ser adaptado ao nível de qualificação profissional e continuada de trabalhadores.

Portanto, para realizar o curso o interessado precisa possuir ao menos o ensino médio completo. A carga horária pode variar de acordo com o conteúdo oferecido para estudo.

Além disso, em um bom curso de síndico profissional existe uma série de assuntos essenciais que devem ser ensinados. Entre eles estão:

  • Principais legislações relacionadas ao condomínio;
  • Deveres, atribuições, serviços, assembleias e administração do condomínio;
  • Gestão de pessoas, como lidar com os condôminos e conflitos;
  • Orçamento e principais contas de um condomínio.

Confira os 5 melhores cursos disponíveis hoje

A maioria das opções de cursos são pagas, contudo, existem alguns cursos na modalidade à distância que são gratuitos e você paga somente para a emissão do certificado, confira:

Gábor RH

Curso online e ao vivo com mais de 30h de conteúdo apresentado por especialistas do segmento. A Gábor RH também oferece aulas complementares, material próprio e o aluno pode tirar dúvidas durante a aula!

Senac

O Senac possui o curso livre de síndico, com duração de 160 horas. O diferencial em seu conteúdo está na mediação de conflitos. Embora seja pago, existem alguns benefícios de gratuidade na instituição.

Síndiconet

O portal Síndiconet possui cursos que formam e impulsionam os profissionais do mercado condominial, com opções para iniciantes e também para quem deseja especialização.

SínplificaEAD

A SínplificaEAD é uma empresa inovadora no mercado, que vem facilitar a gestão condominial, oferecendo vários cursos para tornar o dia-a-dia do Síndico muito mais simples. São várias opções, desde de cursos grátis, como o Avaliação Para Síndicos, a cursos completos, como o Curso Entenda Seu Condomínio do Zero.

Udemy

A plataforma de ensino Udemy possui diversos cursos para a capacitação de síndicos. Você pode escolher entre cursos de síndico profissional, responsabilidade civil do síndico, legislação condominial e outras opções.

A qualificação é o diferencial em qualquer área de atuação. Um profissional qualificado consegue melhores oportunidades de emprego, e não é diferente com a profissão de síndico.

Bônus: Certificação Síndico 5 Estrelas

O Certificado Síndico 5 Estrelas permite aos condomínios contratantes terem a certeza de que o Síndico Profissional contratado tem capacidade e conhecimento para exercer a função, trabalhando em prol da coletividade que representa, apresentando resultados satisfatórios.

Esta referência técnica de gestão é validada pela Fundação Vanzolini, principal certificadora do Brasil, gerida pelos professores da USP, que reconhece o programa do Certificado Síndico 5 Estrelas.

O reconhecimento da capacidade de gestão é individual. O critério de aprovação é estar com todas as suas certidões negativas em dia e atingir um mínimo de 80% nos testes de múltipla escolha e no redacional.

O Síndico 5 Estrelas poderá emitir um certificado para cada condomínio que administra. O documento do condomínio terá a mesma validade do documento do Síndico. Para emissão, o síndico deverá informar os dados e provar sua sindicância através da ata de eleição.

Por conta das constantes mudanças legislativas, novas jurisprudências, velocidade da alteração das práticas de convívio social e consequentemente mudanças na forma de gestão, a certificação tem validade de 2 anos, renováveis mediante realização do processo completo.

Agora que você já sabe quais são os cinco principais cursos de síndico profissional, escolha aquele de sua preferência e qualifique-se para ser um gestor.

Gostou deste conteúdo? Para ler mais artigos como este, acesse o nosso blog.

X